Internacional Titulo
Mikhail Gorbachev critica EUA por 'complexo de superioridade'
Da AFP
02/03/2006 | 17:48
Compartilhar notícia


O ex-líder soviético e ganhador do prêmio Nobel da Paz Mikhail Gorbachev fez 75 anos nesta quinta-feira, triste de que o fim da Guerra Fria tenha deixado os Estados Unidos com o que ele chamou de "complexo de superioridade". "Seria do interesse de todo o mundo que aquele grande país da América se recuperasse dessa doença", declarou a jornalistas no início desta semana.

Gorbachev, que lançou as reformas democráticas e econômicas que acabaram levando ao colapso da União Soviética, em 1991, descreveu o fim da Guerra Fria como um presente que os Estados Unidos jogaram fora. Ele também denunciou uma crescente "russofobia", afirmando que "alguns no Ocidente gostariam de ver a Rússia estrangulada". "A Rússia, com seu enorme potencial intelectual e militar e o controle de 42% das reservas naturais do mundo, causa medo no Ocidente e até mesmo nossos amigos hoje temem o renascimento do império russo", afirmou.

O colapso da União Soviética tornou Gorbachev impopular em casa e muitos afirmam que ele atuou como um cavalo de Tróia para o Ocidente. "Ninguém é realmente grato, nem no exterior, nem em casa", disse o historiador russo Anatoly Utkin. "Gorbachev está profundamente desapontado com o Ocidente, especialmente com Washington, que não honrou praticamente nenhuma de suas promessas depois de todas as concessões (da União Soviética)", acrescentou. "Gorbachev se lembra bem que Washington sempre prometeu não avançar para o leste da fronteira da Otan", disse Utkin, acrescentando que tais promessas sempre foram verbais.

Nikolai Zenkovich, autor da enciclopédia russa Elita, disse que nas 40 visitas que Gorbachev fez ao exterior durante os seis anos que passou no poder (1985-1991), ele "quase sempre cedeu a seus parceiros ocidentais". "Ele também vê que o Ocidente não manteve seus compromissos oficiais, inclusive aquele sob o acordo assinado em outubro de 1990 em Viena sobre a criação de uma Europa sem alianças: o Pacto de Varsóvia desapareceu, mas não a Otan", disse Utkin. "Tudo isto deve ter alterado a atitude (de Gorbachev)" em relação ao Ocidente, afirmou.

Na segunda-feira passada, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl - que estará entre os 300 convidados à festa de aniversário do ex-presidente soviético, no restaurante Napoleão, em Moscou, nesta quinta-feira - prestou homenagem ao seu papel na reunificação da Alemanha, em 1990. O ex-presidente americano, George Bush pai não pôde comparecer, mas enviou uma saudação em vídeo para a ocasião.

Foi durante a era Gorbachev que os soviéticos, notavelmente os intelectuais, começaram a se voltar para o Ocidente em busca de inspiração. "Idealistas e maniqueístas por natureza, os russos da época voluntariamente inverteram um antigo esquema e designaram o Ocidente como o Bem encarnado e a si próprios como o Mal", concluiu Utkin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;