Cultura & Lazer Titulo
Maior parte de investimento em Internet nao dá retorno
Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 17:58
Compartilhar notícia


A maior parte dos investimentos em projetos da Internet nao dá o retorno esperado. O economista da administradora de recursos Mercatto, Paulo Veiga, lembra que três quartos das açoes cotadas no Nasdaq (índice que concentra as açoes de empresas de tecnologia na Bolsa de Nova York) estao com preços inferiores aos de lançamento. "Comprar açoes da Internet é como comprar opçoes para sua carteira: algumas vao virar pó e outras vao te fazer feliz", diz o analista.

Apesar de nao contar com empresas abertas de Internet listadas em bolsas de valores, começam a crescer no Brasil as aplicaçoes em fundos privados deste segmento. A própria Mercatto vai criar um fundo de investimento em empresas emergentes. Outra gestora de recursos, a Investidor Profissional, começou em 23 de fevereiro a negociar na Bolsa de Valores de Sao Paulo cotas de um fundo fechado voltado para projetos na Internet. "As cotas já tiveram valorizaçao superior a 50% em um mês", afirmou o sócio da Investidor Profissional Cristiano Fonseca.

O executivo atribuiu o bom desempenho das cotas à grande diversificaçao dos investimentos na carteira do fundo. "Para fugir do risco, a soluçao é pulverizar as aplicaçoes", alerta. Isso, segundo ele, serve também para os pequenos investidores. "As pessoas devem estar cientes dos riscos, ou seja, nao é aconselhável concentrar as aplicaçoes em apenas um ou dois projetos." Desde agosto do ano passado, as bolsas brasileiras começaram a acompanhar o comportamento do índice Nasdaq e pelo menos seis bancos já operam com fundos de Internet. O boom do setor está ocorrendo agora e, segundo analistas, deve se estender por muito tempo. Mas os investidores devem estar atentos ao risco de muitos projetos darem errado.

"De cada dez projetos, cinco viram pó, três conseguem devolver ao investidor apenas o dinheiro aplicado inicialmente e os dois últimos têm valorizaçoes expressivas", revela. Estatística do banco norte-americano Merrill Lynch aponta que 75% dos projetos de Internet desaparecem porque nao trazem lucro. O fato é que na minoria bem-sucedida o retorno é tao grande que ofusca o desempenho ruim da maioria. "É um negócio de altíssimo risco", adverte Paulo Veiga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;