Política Titulo
CPI do Banespa quer ouvir Malan e Ciro Gomes
Do Diário OnLine
22/05/2002 | 20:14
Compartilhar notícia


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banespa na Câmara dos Deputados pretende ouvir na próxima terça-feira o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PPS), anunciou nesta quarta-feira o relator da CPI, Robson Tuma (PFL-SP). Os membros da comissão querem explicações sobre a intervenção no banco em 29 de dezembro de 1994. Na época, eles eram respectivamente presidente do Banco Central e ministro da Fazenda.

No entanto, os dois podem acabar sendo dispensados se usarem o mesmo argumento empregado pelo deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP) para dispensar do depoimento o ex-diretor do Banco do Brasil (BB) Ricardo Sérgio de Oliveira e o empresário Gregório Marin Preciado. Semeghini alegou que a CPI foi constituída para investigar apenas a gestão do Banespa comandada pelo BC durante o Regime de Administração Especial Temporária (Raet), de 29 de dezembro de 1994 a 24 de dezembro de 1997.

Nesta quinta-feira, a CPI fará uma reunião fechada, na qual serão ouvidos dez investidores que compraram ações da instituição financeira, durante períodos de oscilações dos papéis no mercado financeiro. A CPI acusa a diretoria do BC de ter alterado, em agosto de 1995, o balanço de 1994 do Banespa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;