Política Titulo Ajuda
G-9 mira candidatura com auxílio de Skaf

Projeto próprio seria encabeçado por Rafael Demarchi, com Miaguti de vice em S.Bernardo

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
06/07/2015 | 07:31
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O G-9 (grupo de vereadores descontentes com o PT em São Bernardo) costura definitivamente candidatura própria na cidade na eleição de 2016. A chapa seria encabeçada por Rafael Demarchi (PSD), tendo como vice Mauro Miaguti (DEM) e já é interpretada como resposta ao provável projeto governista liderado pelo secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli (PT).

Em junho, o bloco se reuniu com o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB). Oficialmente, a ala alega que foi tratada a possibilidade de instalação de outro Sesi em São Bernardo. Mas, nos bastidores, os parlamentares foram discutir mesmo a viabilidade política e financeira de empreitada solo à sucessão de Luiz Marinho (PT).

Skaf teria apoiado a intenção do G-9 e se comprometido a debater a forma que essa candidatura poderia ser encorpada adiante. Conforme apuração, os vereadores dão como certa a ajuda do empresário.

O peemedebista tem boa relação com Miaguti – o democrata é vice-presidente local do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), entidade comandada por Skaf no Estado. O empresário também é do mesmo partido de Gilberto França, outro integrante do G-9. Ou seja, costuras política e financeira estão traçadas.

Do outro lado das discussões fica a relação com o PT. Parte do G-9 não engoliu o fato de Marinho preterir o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) dos debates internos para saber quem comandaria a chapa petista em 2016. Marinho demonstrou predileção por Tarcisio, escanteando Luiz Fernando das articulações. O deputado era defendido pelo bloco até porque auxiliou na campanha eleitoral de 2012 de grande parte desses parlamentares. A candidatura de nomes do G-9 funcionaria como represália ao chefe do Executivo.

Por outro lado, a quarta via teria digitais escondidas de Marinho. Nos bastidores, o prefeito tem demonstrado seu temor pelo fato de Tarcisio ainda não estar pontuando bem nas pesquisas – nome da máquina e que está em superexposição nas atividades do Paço. Com receio que Tarcisio patine e seja contaminado pela alta rejeição ao PT, Marinho estaria costurando nomes alternativos fora do petismo para evitar vitória da oposição – os deputados Alex Manente (PPS, federal) e Orlando Morando (PSDB, estadual) figuram na liderança nas sondagens de intenções de voto.

Pessedista diz que há espaço para 4ª via, mas não se coloca como nome

Cotado para ser candidato a prefeito de São Bernardo, o vereador Rafael Demarchi alegou que seu projeto no momento é buscar reeleição na Câmara, mas não descartou a existência de quarta via na cidade e revelou que o ministro das Cidades e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já tratou sobre projeto próprio do partido no município.

“Acredito que tem espaço, sim, para uma quarta via. Também acho que o PSD deveria lançar candidatura. A cidade precisa (de mais opções)”, declarou Rafael, em referência às possíveis empreitadas de Orlando Morando (PSDB), Alex Manente (PPS) e Tarcisio Secoli (PT). “Por enquanto, meu nome não está colocado. Sou candidato a vereador”, adicionou.

No entendimento do pessedista, o G-9 (grupo de vereadores descontentes com a política do PT no Legislativo de São Bernardo) tem fortes condições de eleger o futuro prefeito. Ele se escora no desempenho eleitoral do bloco em 2012: foram 32 mil votos diretos aos nove vereadores e 111 mil na contabilidade de todas as coligações.

“O G-9 surgiu como defesa na Câmara, da falta de acordos da bancada do PT com a base de sustentação. Mas, aos poucos, fomos percebendo que temos peso eleitoral. E com condições até de ganhar uma eleição, por que não?”, indagou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;