Memória Titulo Memória
O futebol que vem do Volkswagen Clube

O clube dos funcionários da Volkswagen, na Vila do Tanque, em São Bernardo...

Ademir Medici
30/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O clube dos funcionários da Volkswagen, na Vila do Tanque, em São Bernardo, foi o embrião do futebol moderno da cidade.

Até então os campos eram acanhados, espremidos, de grama rala ao longo da Marechal Deodoro ou nos bairros mais antigos, como Rudge Ramos e Vila Baeta.

Com o campo do Volkswagen Clube, a Sociedade Esportiva Irmãos Romano viveu seus grandes dias – no início dos anos 1960 – e o Corinthians de Rivelino ali fez um amistoso memorável frente à seleção de São Bernardo, em 1968.

Jovens de então também viveram momentos inesquecíveis naquele que foi o mais extenso gramado da cidade, hoje transformado em pista de atletismo e cuja história apenas começa.

Rossi, Negri, Evaldo, Caiado...

Texto: Edinho Montemor

Encontrei esta fotografia, tirada em janeiro de 1967. Final do campeonato Dente de Leite de São Bernardo entre o Meninos FC e o Volks Clube. O Meninos foi campeão com uma vitória pelo placar de 2 a 0.

Podemos ver na foto o então vereador Geraldo Faria Rodrigues, futuro vice-prefeito e prefeito; Fernando Leça, futuro secretário de Educação, Cultura e Esportes; professor José Rossi, do inigualável projeto Bola nos pés, livro nas mãos; Sergio Caiado, treinador; Serginho, do Meninos; professor Evaldo, treinador do Volks; esportista Reginaldo Negri, que foi presidente do Volks Clube e da Comissão Municipal de Esportes.

Entre os jogadores, me destaco pelo tamanho (rsrsrs). A meu lado, à esquerda, o hoje médico, Dr. Sérgio; à direita, Caju; Ângelo Toldo era o lateral-direito do Meninos. A foto foi tirada no Volkswagen Clube.

Memória na escola

Semana passada Memória foi ao Colégio Arbos, de Santo André, e conheceu esses alunos das fotos, em conversas realizadas pela manhã e à tarde.

Mostramos fotos, vídeo e filme da cidade de Santo André do passado – filme feito nos anos 1950 por Felipe Del Rey e vídeo dos anos 1970 rodado em super-8 por Marcelo Duarte. O retorno não podia ser melhor: a atenção e o interesse demonstrados por alunos, professores e supervisores.

Quem nos acompanhou foi o cronista José Bueno Lima, cuja neta, Letícia, é a nossa correspondente no Arbos.

Entre os presentes, Rosana Rodrigues Araujo Ferreira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1; José Luiz Favaron, supervisor administrativo; Catarina Dely Sayar, professora de História e Geografia; Márcia Maria da Silva Prioli e Maria Cecília Kater, professoras de Língua Portuguesa; e Sandra Olivo, professora de Inglês.

Diário há 30 anos

Domingo, 30 de junho de 1985 – ano 28, nº 5864

Manchete – Lei de Segurança Nacional precisa mudar, diz ministro da Aeronáutica, brigadeiro Octavio Moreira Lima

Grande ABC – Leis amparam obras irregulares com multas irrisórias.

Editorial – Assembleia Constituinte já nasce torta

Primeira Divisão – Em Mauá, Santo André 2, XV de Jaú 2.

Segunda Divisão – No Baetão, São Bernardo 3, Saltense 1.

Terceira Divisão – Em Santos, Jabaquara 3, Taboão, de São Bernardo, 1.

Em 30 de junho de...

1970 – Prefeitura de Diadema anuncia a decisão de alugar o antigo Cinema Paroquial para nele instalar o centro cultural da cidade, para exposições de pintura e encenação de peças.

1975 – O médio-volante Zanetti, do Saad de São Caetano, desiludido com o futebol, decide encerrar a carreira aos 28 anos, depois de nove no profissionalismo. Será promotor de vendas em São Paulo.

1980 – O papa João Paulo II inicia visita ao Brasil.

Hoje

- Dia do Caminhoneiro

- Dia do Economista

Santos do dia

- São Francisco de Assis. Século 18. Barro cozido e policromado. Proveniente de Jacareí.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

- Igreja celebra a memória dos cristãos que sofreram o martírio durante a perseguição de Nero, no ano 64, os primeiros mártires da Igreja de Roma

- Lucina

- Basilides

- Teobaldo

- Bv. Januário Maria Sarnelli
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;