Cultura & Lazer Titulo
Filme ‘Carandiru’ é lançado em DVD
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
09/09/2003 | 18:30
Compartilhar notícia


O mercado de DVDs recebe nesta quarta-feira a primeira versão do sucesso Carandiru, de Hector Babenco, filme já visto por cerca de 4,6 milhões de pessoas e recordista absoluto de bilheteria em 2003 no Brasil. O disco está disponível ao público apenas para locação, já que uma segunda versão, mais elaborada – com cenas excluídas da versão final, making of, trechos documentais e trilha sonora –, será lançada no fim do ano para venda.

Como o DVD traz apenas o longa-metragem sem extras, o lançamento é uma oportunidade para quem não viu poder ficar em dia com a agenda cinematográfica. Mas deixa de fora os interessados nos bastidores do filme, uma superprodução para os moldes nacionais que consumiu quase R$ 12 milhões. Baseado no best-seller de Drauzio Varela, teve a cenas internas rodadas nos estúdios da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo. As externas foram feitas na própria Casa de Detenção, antes de ela ser demolida, e no Presídio do Hipódromo.

Carandiru narra histórias de crimes, vingança, amizade e amor nascidas dentro da Casa de Detenção de São Paulo, a partir da visão de um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) que prestou assistência aos detentos durante 12 anos, culminando com o fatídico massacre ocorrido em 1992. Como define o próprio Babenco, é um Short Cuts penitenciário. Pequenas histórias dos presos moldam a história maior, do presídio.

Apesar de toda a violência abordada na trama, uma das cenas que mais chocou e provocou comentários do público quando o filme foi exibido nos cinemas é a de um beijo: entre os personagens de Rodrigo Santoro (que faz um travesti com silicone e tudo) e Gero Camilo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;