Cultura & Lazer Titulo
Autênticos Garotos Podres
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O punk dos Garotos Podres estava longe de Santo André há pelo menos dez anos. A ausência será compensada amanhã, durante show da série "Caixa Preta do Rock", na unidade do Sesc na cidade. Há quase 28 anos na estrada, a banda, nascida em Mauá, parece ter deixado os fãs da região com saudade. Os ingressos estão esgotados desde quarta-feira da semana passada (o teatro, onde o show será realizado, tem capacidade para 302 pessoas).

A volta aos palcos do reduto onde foi criado não deixa de ser a coroação de uma fase bastante fértil para o quarteto. No ano passado, o guitarrista Mauro deixou a banda. Em seu lugar, veio Carlos Safiotte, o KK.

"Ele entrou com todo o gás e isso deu uma injeção de ânimo na banda. Voltamos a ensaiar em estúdio (em São Caetano), coisa que não fazíamos há tempos e trabalhamos em novas músicas. Já temos sete prontas e, depois que compusermos mais três ou quatro, gravamos. A vontade é lançar o novo álbum ainda neste ano", afirma o baterista Leandro Caverna.

A banda é completada pelo vocalista Mau (único integrante da formação original) e o baixista Sukata, o segundo mais antigo (entrou em 1984).

O nono álbum vem em ótima hora. O último CD, "Garotozil de Podrezepam - 100mg", no qual se baseia o show de amanhã, foi lançado há seis anos. O de estreia, "Mais Podre do que Nunca" saiu (e foi alvo de censura) em 1985.

O momento, diz Caverna, é de encontro com a segunda geração de apreciadores. "Nossos amigos estão levando os filhos aos shows. Acredito que nossa longevidade se deve principalmente a nossa autenticidade. Não temos espaço para o mercado comercial porque nunca diremos algo que não saiu de nossa cabeça. Isso faz falta ainda hoje", acredita Caverna, que se juntou à banda em 1995.

O fato de os integrantes não dependerem de sua produção artística para sobreviver é a principal razão de conseguirem manter o discurso descontaminado.

"Mau é professor de História, Sukata é advogado e eu sou comerciante, por exemplo. Ensaiamos durante o fim de semana e conseguimos manter o processo criativo com liberdade", explica o baterista.

Em julho, o quarteto embarca para uma temporada de shows na Europa. Passarão por Espanha (incluindo a região da Galícia) e Portugal. "É muito valioso tocar lá. Em Portugal, por não existir a barreira da língua, ficamos à vontade, parece que estamos tocando em casa. Já os espanhóis impressionam porque não há distinção de tribos como estamos acostumados a ver. Lá punks, skinheads, metaleiros vão aos shows não só por conta do estilo que gostam, mas porque têm a mesma ideologia", elogia Caverna.

Caixa Preta do Rock - Garotos Podres - Amanhã, às 21h. No Sesc Santo André-- Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. Ingressos esgotados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;