Internacional Titulo
Operação de Capacetes Azuis brasileiros no Haiti deixa um morto
Da AFP
30/09/2005 | 20:25
Compartilhar notícia


O porta-voz da Minustah (Missão de Estabilização da ONU no Haiti) El Ouafi Bulbars, anunciou nesta sexta-feira que uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas durante uma operação dos Capacetes Azuis brasileiros conduzida na quinta-feira no bairro de Bel Air em Porto Príncipe.

Um líder de gangue, Peterson Venor, 25 anos, baleado durante essa operação, não resistiu aos ferimentos e morreu em um hospital da capital haitiana. Outro chefe de bando procurado, "General Tutu", teria sido ferido na mesma ação, de acordo com o relatório emitido pelo contingente brasileiro.

Mais de 200 soldados brasileiros auxiliados por veículos blindados participaram da operação, durante a qual várias casas foram revistadas.

Segundo o coronel El Ouafi Bulbars, porta-voz militar da Minustah, essa operação permitiu aos Capacetes Azuis deterem 18 suspeitos que seriam membros de gangues ativas no bairro de Bel Air, considerado perigoso pelas autoridades.

O porta-voz anunciou a aprovação de novas medidas para melhorar a segurança na capital haitiana na perspectiva das eleições, cujo primeiro turno está previsto para o dia 20 de novembro. Um novo setor militar comandado por um general jordaniano foi criado pela Minustah, informou Bulbars. Cerca de 3 mil soldados, metade do contingente da ONU, foram deslocados para o setor.

O porta-voz da ONU disse ainda que 140 pessoas foram seqüestradas na capital nos últimos três meses. Em julho, 55 pessoas foram capturadas; em agosto, 44; e em setembro, 41. Durante o mesmo período, 36 armas foram apreendidas e 132 suspeitos foram presos pela polícia, disse ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;