Setecidades Titulo
Entulho se acumula no Alzira Franco
Renato Castroneves
19/05/2010 | 07:55
Compartilhar notícia


Os moradores do Jardim Alzira Franco, em Santo André, reclamam da falta de limpeza em um terreno na Avenida Guaratinguetá. Entulho de construções, lixo e a carroceria de um fusca queimado estão espalhados em meio às árvores e plantas que compõem a paisagem da área. A vizinhança conta que o descarte ilegal é realizado durante todo o dia sem nenhuma fiscalização.

"Todo dia aparece pessoas em carros e caminhões para jogar lixo. Depois que escurece, a coisa fica pior ainda", conta o vigilante João Vinícius dos Santos, 37 anos, que mora em frente ao local.

A reportagem esteve no local na manhã de ontem. Pilhas de concreto, vasos sanitários, seringas usadas, roupas e pedaços de armários de madeira estavam espalhados em uma área de aproximadamente 50 metros.

A Prefeitura de Santo André informa que o terreno é área particular e que a responsabilidade de limpeza é do proprietário. Em nota, a administração também promete que irá notificar o dono, mas não estipula prazo para a remoção da sujeira.

Antes do acúmulo de lixo, o terreno - que não possui cercas e muro - era palco das brincadeiras de crianças e das festas de fim de ano no bairro. "Teve ano que mais de 2.000 pessoas passaram o Réveillon aqui. Armávamos uma grande comemoração, com queima de fogos e barracas de comida. Depois que começaram a jogar lixo, a festa acabou", se lembra Santos.

Além do entulho, os vizinhos também reclamaram da falta de segurança e a presença de usuários de drogas. Em pé no ponto de ônibus em frente ao local de descarte ilegal, a aposentada Wilma Ribeiro, 72, diz que evita esperar pelo transporte público depois das 18h. "Tenho medo de que algum drogado possa me assaltar. Prefiro andar um pouco mais e pegar o ônibus em outro ponto."

Um caminho de terra no meio do terreno, que liga as avenidas Guaratinguetá e Ayrton Senna, é usado diariamente por moradores do bairro.

MULTA - O despejo de entulho em local irregular é crime ambiental. A multa para quem comete a infração varia de R$ 119,50 a R$ 23,7 mil. Os cidadãos que quiserem denunciar alguma ação desta natureza podem ligar para 0800-019-19-44 (Prefeitura) ou 115 (Semasa).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;