Política Titulo
Câmara vai livrar contas de Filippi pela sétima vez
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
31/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O ex-prefeito de Diadema e deputado federal José de Filippi Júnior (PT) deve reverter mais um parecer negativo do TCE (Tribunal de Contas do Estado) na sessão da Câmara municipal de hoje. Os vereadores analisam as finanças referentes ao ano de 2007, penúltimo de sua gestão. Nos últimos oito anos (ao todo foram 12 anos) em que foi prefeito, Filippi teve todas as contas rejeitadas e reverteu as decisões no Legislativo - com exceção de 2007 e 2008, que ainda não foram apreciadas.

De acordo com o líder do governo, Orlando Vitoriano (PT), a base de sustentação - são 14 vereadores contra três oposicionistas - está bem entendida do pedido para conceder redenção ao ex-prefeito. "Em uma prévia informal sobre o assunto, posso dizer que está tranquilo", revelou Orlando. O atual prefeito, Mário Reali (PT), foi eleito com a bênção de Filippi.

Apesar do problema crônico com o TCE, os parlamentares destacam que as contas de 2007 têm um diferencial: o petista não deixou de aplicar os 25% do Orçamento anual na Educação exigidos por lei. Fato que tem sido motivo de glória para o ex-prefeito. "Estou muito contente com essa avaliação do tribunal. O que mudou isso foi o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) que passou a considerar gastos da Educação Infantil com a área. O Mário não terá os problemas que eu tive", comemorou Filippi.

O parecer pela reprovação apontou aumento no deficit público de 57,02% em relação ao ano de 2006; irregularidades no pagamento de precatórios (dívidas judiciais); licitações com relatórios incompletos e divergências no balancete da Educação. "Conversei com o conselheiro (do TCE) e disse que não paguei mesmo os precatórios, mas investi 27% na Educação", completou.

 

Motofrete volta à pauta para ser adiado novamente

 

O projeto de lei que regulamenta os serviços de motofrete retorna à pauta dos vereadores de Diadema na sessão ordinária de hoje após 20 dias. Entretanto, a peça será adiada em mais 30 dias a pedido do Executivo.

Apresentado pelo presidente da Câmara, Laércio Soares (PCdoB), a propositura passará por análise mais apurada da Secretaria de Transportes e também pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. "Contribuímos para a região com esse projeto. Da para aplicar em todas as cidades se você levar em conta as particularidades de cada uma", afirmou Laércio.

São Bernardo e Diadema são as únicas cidades da região em que a regulamentação destes serviços tramita no Legislativo. A implementação é uma reivindicação do Sindimoto (Sindicato dos Motoboys do Grande ABC) e já havia sido proposta ao Consórcio no ano passado, mas sem surtir efeito. A medida prevê uma série de regras para garantir segurança entre o usuário do serviço e o fornecedor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;