Internacional Titulo
Beber reduz risco de câncer da bexiga
Do Diário do Grande ABC
05/05/1999 | 18:13
Compartilhar notícia


As pessoas que bebem grandes quantidades de água ou outros líquidos correm menos risco do que as outras de contrair câncer de bexiga, afirmam pesquisadores na ediçao do New England Journal of Medicine que aparecerá nesta quinta-feira.

Após estudos que demonstraram que o risco de sofrer de um tumor na bexiga é inversamente proporcional à atividade urinária nos animais, uma equipe da escola de saúde pública da Universidade de Harvard revisou essa relaçao sobre um grupo de 47.909 pessoas durante um período de 10 anos.

Os resultados foram eloqüentes. As pessoas que bebem regularmente seis copos de água ou de outro líquido por dia correm 49% menos risco de serem vítimas de um câncer de bexiga do que as pessoas só bebem um copo.

O risco de câncer de bexiga reduz automaticamente 7% por cada copo de água ou de outro líquido suplementar que se absorve diariamente, precisaram os autores do estudo.

Este efeito positivo foi observado com qualquer tipo de bebida ingerida, e inclusive café e álcool, indicaram.

Segundo as explicaçoes dos pesquisadores, a absorçao de grandes quantidades de água ou outros líquidos diluiriam a urina e limitariam o contato direto das substâncias cancerígenas que ela contém com as paredes vesicais.

``Serao necessários estudos complementares para avaliar o vínculo temporal entre o aumento no consumo de líquidos e a reduçao do risco de câncer de bexiga, assim como para determinar a possível extensao destes resultados a outras populaçoes', advertiram os cientistas norte-americanos.

Todo ano 310.000 novos casos de câncer de bexiga sao detectados no mundo, segundo estatísticas da Organizaçao Mundial da Saúde (OMS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;