Política Titulo
Brasil faz acordo com Bolívia para coibir tráfico
14/01/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Para enfrentar o tráfico de cocaína e de crack, que toma conta das cidades brasileiras, o governo federal vai replicar na Bolívia o mesmo acordo com o Paraguai, que permitiu reduzir a oferta de maconha no território nacional.

No caso boliviano, o alvo é a produção de folhas de coca em áreas ilegais e os laboratórios de refino. Mais de 50% da cocaína e derivados consumidos no mercado brasileiro provém da Bolívia, segundo estimativa da Polícia Federal.

Além de operações conjuntas entre os federais e as forças bolivianas, o governo brasileiro vai oferecer o compartilhamento de dados e imagens produzidos pelo vant (veículo aéreo não tripulado). O primeiro dos três modelos adquiridos de Israel encerrou a fase de testes e começa a operar no fim deste mês.

Controlado à distância por operadores em terra, o vant tem autonomia de 40 horas, gera imagens de alta qualidade e em tempo real. Outros dois vants chegam ainda neste ano.

Com 20 técnicos treinados para operar o equipamento, a primeira base operacional já está em funcionamento na região de Foz do Iguaçu. No futuro, o combate compartilhado ao narcotráfico vai se estender por toda a fronteira seca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;