Economia Titulo
Montadoras investem na reciclagem de alumínio
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
06/01/2007 | 18:38
Compartilhar notícia


Além das latinhas. O Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio e soma, por ano, cerca de 290 mil toneladas reaproveitadas. Apesar de 45% deste total ser oriundo das latas de bebidas, a cultura de reciclagem se expande na cadeia industrial. Um dos setores que tem investido no processo é o automotivo. Hoje, o alumínio é cada vez mais utilizado na fabricação dos veículos, por ter como principal característica a leveza.

De acordo com o coordenador da comissão de reciclagem da Abal (Associação Brasileira do Alumínio), José Roberto Giosa, a vantagem da reutilização é que o alumínio já entra no processo com a liga certa para a fabricação de carros. “Não é preciso alterar a liga, que além do alumínio possui substâncias que ajudam na resistência e na durabilidade da peça.”

O analista de marketing da Alcoa, empresa de produção e transformação de alumínio, Reginaldo Otsu, explica que o aumento da utilização de alumínio nos veículos é tendência mundial. Como todas montadoras no Brasil reciclam, o mercado de reaproveitamento deverá crescer ainda mais nos próximos anos. “Na Europa são utilizados cerca de 130 kg de alumínio por automóvel”, afirma Otsu.

A relação alumínio por veículo tem acompanhado as inovações tecnológicas no Brasil. Os modelos novos de automóveis já utilizam quantidades maiores. O Corsa, por exemplo, possui 78kg de alumínio, já o Ka, Fiesta e Corrier têm, em média, 76 kg. Como comparação, os modelos antigos têm, no máximo, 45kg.

Processo - Desde 1999, a Ford trabalha com a reciclagem de alumínio. Como a empresa não consegue utilizar 100% do material, as sobras são recolhidas e voltam para o fornecedor. O ciclo de alumínio, no caso da Ford, inicia-se com o reaproveitamento das sobras do processo industrial, que é acrescentado à matéria-prima. “Quando reformulamos a fundição, percebemos que ficaria mais barato comprar o alumínio líquido, pois não gastamos energia derretendo o material e não há desperdício”, explica o engenheiro ambiental da fábrica da Ford em Taubaté, Carlos Saad.

O alumínio líquido é transportado em caminhões com compartimentos especiais. “Parece uma garrafa térmica gigante, que mantém a temperatura em torno de 800 graus”, descreve. O material já entra no processo de produção e as rebarbas sólidas voltam para os fornecedores.

Em média, 180 toneladas por mês são recicladas junto aos fornecedores. O principal item dos carros da Ford que é feito com alumínio é o cabeçote do motor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;