Nacional Titulo
Três milhões de crianças trabalham no Brasil, diz pesquisa
Do Diário OnLine
Com Agências
08/11/2004 | 14:19
Compartilhar notícia


Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) revelou que no Brasil pelo menos 3 milhões de crianças e adolescentes trabalham. No mundo, esse número chega a 200 milhões.

O diretor da organização no país, Armand Pereira, acredita que o trabalho infantil é causa da pobreza e não conseqüência, como se pensava. "É evidente que, quanto mais pobre é um país, mais crianças estarão trabalhando. No entanto, não é a pobreza que origina esse trabalho mas o fato de não se respeitaram padrões éticos e de lei. É uma prioridade de recursos colocar as crianças na escola e não no trabalho", disse ele.

Segundo Armand, apesar do país ter melhorado seus índices entre 1992 e 2002 houve - redução de 40% na exploração do trabalho infantil - os números ainda são “aquém do esperado”.

O diretor da OIT defende a consolidação de esforços, com um trabalho conjunto com procuradorias, polícia e justiça do trabalho.

Em resposta à critica de Armand, o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, disse não haver dificuldade em buscar a integração com os demais ministérios, entidades e instituições que tratam do tema, bem como organismos internacionais multilaterais. "É necessário integrar opinião pública e sociedade civil com as responsabilidades típicas de estado”, ressaltou.

Berzoini disse que o governo está reformulando as suas estratégias. "No caso das ações de fiscalização do trabalho, o foco continuará sendo o da regulação e do cumprimento das formas de aprendizagem previstas na lei", disse

A fiscalização do trabalho encontrou, de janeiro de 2003 a setembro de 2004, mais de 15 mil crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, trabalhando.

Armand Pereira participou da Segunda Mesa Redonda sobre o Alcance da Educação a Todos e a Eliminação do Trabalho Infantil, no Hotel Nacional. O encontro faz parte da 4ª Reunião do Grupo de Alto Nível de Educação para Todos, promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que acontece até esta quarta-feira (10).

O objetivo do evento é fortalecer o Fórum Nacional de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil, os fóruns estaduais e detalhar metas específicas com autoridades locais. Participaram dele 30 ministros de Educação de todo o mundo e colaboradores internacionais, além de representantes da sociedade civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;