Memória Titulo Memória
E o Bonifácio de Carvalho chega aos 65 anos
Ademir Medici
24/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma data redonda deste ano de 2015 são os 65 anos da Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho, de São Caetano. Entrou em funcionamento em 1950 e tem a mesma importância histórica que o Américo Brasiliense tem para Santo André e o João Ramalho para São Bernardo – os três ginásios públicos pioneiros do Grande ABC.

A história do Bonifácio de Carvalho ganhou destaque em 1985, quando uma exposição envolveu alunos, professores e direção. Os jornalistas Rosangela Falato (texto) e Sérgio Stanziani (fotos) fizeram uma bela reportagem aqui no Diário, mas apenas uma foto foi publicada. Trinta anos depois, Memória oferece o presente de hoje, a recuperação de imagens armazenadas e sistematizadas pelo Banco de Dados do jornal.

Em 1985, a principal fonte da reportagem foi a professora de História Bernadete Prioli Duarte, que repassou dados preciosos para a história desta escola modelar de São Caetano

A escola da Hortência, Simone, Jerry Adriani, Fulvio Stefanini...

Depoimento: Bernadete Prioli Duarte

- Desde 1948 comentava-se que seria criada uma escola ginasial em São Caetano. Naquele tempo, quem quisesse continuar os estudos precisava ir a São Paulo ou a Santo André.

- Em 1949, projeto do governo estadual criava novas escolas para descentralizar o ensino de São Paulo e atender à demanda em regiões com alto número de pessoas em idade de cursar o ginásio.

- Em 1950 foi fundado o Ginásio Estadual de São Caetano, que começou a funcionar em 1º de abril com 127 alunos.

- O primeiro diretor, professor José Teixeira Gonçalves, atuou de 1950 a 1966.

- O ginásio funcionava em salas do Grupo Escolar Senador Flaquer.

- Em 1951 a Prefeitura doou terreno para a construção de prédio próprio, que ficou pronto em 1958, com 14 salas de aula.

- Em 1959 foi criado o curso normal.

- O atual prédio, com 38 salas, começou a ser construído em 1967.

- Quando a escola completou 35 anos, em 1985, e organizou a grande exposição, a diretora era a professora Nair Josephina Quaglia, o total de professores chegava a 115 e o número de alunos a 2.400, em três períodos.

- Gente famosa estudou no Bonifácio: cantora Simone, cantor Jerry Adriani, rainha Hortência do basquete, atores Fúlvio Stefanini e Carlos Augusto Strazzer.

- Um jornal interno marcou época, O Archote, escrito e editado pelo grêmio estudantil.

Diário há 30 anos

Domingo, 23 de junho de 1985 – ano 28, nº 5858

Grande ABC ABC – O difícil controle ao comércio irregular; confinamento, tiro que saiu pela culatra. Reportagem: Elianete Simões.

Trabalho – Acidentes matam 1.000 por ano na região. Reportagem: Marli Romanini.

Teatro – Raul Cortez em São Caetano com a peça Ah! Mérica.

Em 24 de junho de...

1905 – O soldado do destacamento de Paranapiacaba, Idalino de Souza Vieira, ganha 7,5 contos de réis na loteria da Capital.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os italianos provocam sérias perdas aos austríacos na zona de Montenero e repelem ataques noturnos às posições de Plava’.

1975 – Greve dos metalúrgicos na Fundição Pauliceia, em Santo André, repercute em Brasília.

Nota – Tempo de ditadura. Falar em greve era um pecado, praticá-la, um pecado mortal.

Hoje

- Dia Internacional do Disco Voador

- Dia do Observatório Aéreo

- Dia do Caboclo

Santos do dia

- São João Batista. Século 18. Barro cozido e policromado. Proveniente de Campinas.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

- Fausto

- Firmo

- João Batista

Municípios Paulistas

Em homenagem a São João, celebram aniversário hoje: Alto Alegre, Américo de Campos, Atibaia, Balbinos, Clementina, Gastão Vidigal, Ibaté, Iepê, Joanópolis, José Bonifácio, Lucélia, Mirandópolis, Nhandeara, Ouroeste, Populina, Rio Claro, Salto de Pirapora, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, São João da Boa Vista, São João das Duas Pontes, São João de Iracema e São João do Pau D’Alho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;