Política Titulo
Falta vontade política no INSS, diz TCU
Do Diário do Grande ABC
06/11/1999 | 19:13
Compartilhar notícia


Um relatório do TCU (Tribunal de Contas da Uniao) mostra que a dívida de entidades públicas e privadas com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que chega hoje a R$ 56 bilhoes, poderia nao ter atingido esse nível se houvesse vontade política.  

O relator da matéria, ministro Adylson Mota, afirma que, entre 1997 e 1998, o INSS tomou medidas nas áreas de fiscalizaçao e cobrança para melhorar a arrecadaçao da dívida ativa. Mas apesar de ter registrado aumento de 71%, o percentual traduzido em números significou R$ 981 milhoes, ou seja, apenas 1,8% do total devido.  

O esforço foi recompensado pelo aumento da arrecadaçao, mas, do ponto de vista do TCU, o resultado foi minúsculo diante da magnitude da dívida.  Mota nao poupou o governo na crítica à política previdenciária, em seu voto relativo às contas do INSS de 1998. Ele diz que os resultados do aperto na fiscalizaçao foram modestos.  

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, José Cechin, concorda com a avaliaçao do TCU de que a arrecadaçao é uma gota d'água no universo da dívida, mas rejeita a crítica de falta de vontade política.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;