Economia Titulo
Bovespa fecha em alta de 1,54% e bate novo recorde
Do Diário OnLine
11/12/2003 | 20:27
Compartilhar notícia


O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), encerrou o pregão desta quinta-feira em alta de 1,54%, aos 21.296 pontos — o maior nível desde a sua criação, em 02 de janeiro de 1968. A marca anterior, de 21.259 pontos (+1,78%), havia sido registrada no último dia 9. O volume financeiro somou R$ 1,138 bilhão. No acumulado do ano, a valorização da Bovespa chega a 88,9%.

O mercado atuou otimista com a elevação da perspectiva do rating (nota de risco) do Brasil, anunciada nesta quinta pela Standard & Poor’s, de estável para positiva. Porém, os investidores trabalharam à espera do lançamento do novo modelo do setor elétrico, realizado por volta das 17h30 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo modelo apresentado pela ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, tem como objetivo a redução de tarifas para consumidores, assegurar a oferta de energia contínua, evitando problemas de racionamento e possíveis apagões, e estabelecer um marco regulatório estável, com o intuito de atrair investidores.

Com o anúncio do lançamento, as ações do setor elétrico registraram alta de 1,6%. As maiores altas do dia ficaram com a Cesp PN (5,76%), Tele Lest Cl PN (5,54%) e Celesc PNB (5,05%). Já as maiores baixas foram da Light ON (6,51%), Brasil T Par ON (2,09%) e Aracruz PNB (0,87%).

Títulos e risco-país - O C-Bond, principal título da dívida externa brasileira, também encerrou o dia com resultados positivos, cotado a 97,28% de seu valor de face, alta de 0,14%. Apesar desta alta do papel da dívida, o risco-país, termômetro da desconfiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira, fechou com uma valorização de 4,51%, aos 510 pontos. Quanto maior é a taxa, pior é a perspectiva do mercado estrangeiro com relação à capacidade de o Brasil honrar suas dívidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;