Setecidades Titulo Saúde
Bancos de leite precisam de doadoras no Grande ABC
Yago Delbuoni
especial para o Diário
23/06/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Os bancos de leite materno do Grande ABC necessitam de doadoras. Os estoques nos três hospitais da região estão em baixa. Segundo especialista, nesta época do ano a quantidade ofertada tende a diminuir.

O Mário Covas, em Santo André, vive a situação mais preocupante. Com capacidade de armazenamento para 240 litros, o banco de leite tem apenas 27 litros guardados, o que representa somente 11,25%. O ideal seria ter em torno de 110 litros.

A pediatra e responsável técnica do banco de leite, Marisa Aprile, disse que a instituição enfrenta obstáculos para captar doadoras. “Se em hospitais que possuem maternidade há dificuldade, imagine o nosso, que não tem este serviço”, pondera.

Segundo a pediatra, o leite é importante para a nutrição dos bebês. “Em nosso hospital, recebemos crianças que precisam do leite com a função de imunidade. Elas apresentam má formação do trato digestivo e respiratório. E algumas estão com estado de saúde comprometido.”

De acordo com Marisa, nesta época do ano as doações ficam mais raras. “No período de férias reduz a quantidade de doadoras.”

No Hospital da Mulher, também em Santo André, há estoque de 15 litros. “Temos 24 leitos de UTI e oito para cuidados intermediários. O ideal seria ter de 180 litros a 210 litros por mês, mas contamos com 40”, disse a nutricionista e coordenadora do banco de leite do hospital, Elisabete Tavares.

Segundo a coordenadora, a maioria das mães pode efetuar doações. “Toda mulher saudável, não portadoras de doenças crônicas, que não faz uso de nenhum tipo de medicamento que seja incompatível com a amamentação, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas”, classifica.

O Hospital Municipal Universitário de São Bernardo tem em estoque 150 litros, o suficiente para 40 dias. A capacidade no local é de 400 litros, atendendo cerca de 100 bebês prematuros abaixo do peso ou prematuros.

SERVIÇO - Interessadas em doar no Hospital Mário Covas devem ligar para 2829-5021. No Hospital Municipal Universitário, para 4365-1080 (ramal 1203), e no Hospital da Mulher: 4478-5048 e 4478 -5027.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;