Política Titulo Panorama
Pedro Tobias fala em plano para quebrar cinturão vermelho

Presidente estadual do PSDB cita que eleição de 2016 é chance de ouro para reduzir PT na região

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/06/2015 | 07:40
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Novo presidente paulista do PSDB, Pedro Tobias considerou que há condições de o tucanato quebrar o chamado cinturão vermelho no processo eleitoral de 2016, referindo-se às gestões do PT no Grande ABC, onde nasceu o partido adversário, que hoje detêm o poder de três entre as principais prefeituras da região. Para o líder tucano, o cenário para a disputa do páreo é visto como “chance de ouro” para reduzir a influência petista. “Vemos que existe viabilidade de lançarmos candidaturas fortes na maioria das (sete) cidades. Após todas essas denúncias (de corrupção) pelas quais passa o PT, enxergamos que é possível estourar esse cinturão vermelho.”

Em entrevista ao Diário, Tobias falou sobre a prioridade que será dada em municípios-chave, elencando as cidades da região, São Paulo, Guarulhos e Osasco na lista, analisadas como reduto petista. “Volume é muito grande de votos. Temos quadros com potencial e há plano de filiar novos quadros que tenham identificação com o PSDB, além do prisma favorável de 2014”, alegou. No ano passado, a candidatura tucana à Presidência, com o senador Aécio Neves, faturou em cinco cidades do Grande ABC, que concentra eleitorado superior a dois milhões de sufrágios.

Embora tenha ponderado que a decisão dos nomes ficará a cargo das municipais, Tobias fez panorama de quem tem maior capilaridade para encabeçar as chapas majoritárias do PSDB. Em São Bernardo, o dirigente avaliou que o deputado Orlando Morando está à frente na concorrência – o ex-prefeito William Dib também pleiteia o posto. “Vejo que o Orlando está mais avançado (para ser o candidato), bem cotado na cidade”, afirmou, mencionando a votação do parlamentar no ano passado, que obteve 237 mil votos no total, sendo 103,2 mil nas urnas do município.

Em Santo André, Tobias citou articulações para resgatar o ex-vereador Paulinho Serra, secretário de Obras e hoje no PSD. O presidente surpreendeu ao fazer mea-culpa e lembrar que campanha tucana ao Paço naufragou em 2012, quando ele próprio chefiava a estadual, o pessedista se colocava como pleiteante, mas o PSDB foi vice de Raimundo Salles. “Teve falha nossa. Reconheço isso. Acho que errei na época e hoje tenho informações de que o Paulinho pode voltar e ser nossa alternativa à Prefeitura.”

O comandante tucano ressaltou, em São Caetano, a hipótese de contar com o ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB). “Tem a simpatia do governador e encontra-se bem nas pesquisas”, justificou, elogiando também o vereador Beto Vidoski. Ele frisou também que haverá atuação para manter Rio Grande da Serra, única cidade da região nas mãos do PSDB, com Gabriel Maranhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;