Política Titulo
Auricchio é consenso na bancada para assumir PTB
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/04/2011 | 07:13
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A bancada do PTB de São Caetano terá reunião hoje com o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), Caeps (Centro Avançado de Pesquisas e Estudos Sociais), para definir diretrizes do partido para a eleição de 2012, dando continuidade às discussões realizadas há 15 dias. Com cinco vereadores na Câmara, a intenção é obter consenso em relação ao comando do diretório provisório local: a sugestão do quinteto gira em torno de o próprio chefe do Executivo assumir a presidência da legenda, assim evitando ciúme interno.

Nos bastidores é corrente a informação de que o atual mandatário, Airton Lauriano, deva continuar no cargo apenas até maio, quando ocorre a convenção da sigla. O assessor político do prefeito e ex-vereador está no posto em virtude da licença- saúde de Altevir Anhê. A assessora especial de Coordenação de Ação Social da Prefeitura, Regina Maura Zetone (PTB), que é cotada para ser a candidata governista ao Paço, é uma dos que almejam entrar na disputa do diretório.

"O prefeito é a pessoa mais apropriada para comandar o partido, pois é nosso líder. Somos a maior bancada do Legislativo e precisamos manter ou aumentar o patamar obtido em outras eleições. Por isso, temos de preparar desde já a sucessão para consolidar o alinhamento do grupo", defendeu o vereador Jorge Salgado. "Necessitamos formar a presidência definitiva. O Auricchio seria o melhor nome. Ele demonstrou ter gostado da ideia, já que não descartou a chance", completou Gersio Sartori.

A posse de Auricchio no PTB local serviria também como segurança aos parlamentares de que o prefeito permaneça na legenda, pelo menos, até o ano que vem, em decorrência de propostas tentadoras feitas por outras siglas ao mandatário, visando concorrer a cargo eletivo. "O Auricchio nos disse que não vai sair do partido no momento", revelou o vereador Flávio Rstom (PTB). "Creio que ele fica mesmo depois da eleição. Estamos trazendo empresários para serem candidatos no intuito de fortalecimento do partido", comentou Salgado.

Outro tema que tende a entrar na reunião é a possibilidade de lançar chapa pura no pleito do ano que vem, assim como tem sido nas eleições anteriores. O PTB está na direção do Palácio da Cerâmica. "O prefeito nos disse que a chapa deve ser com PTB na cabeça e na vice", salientou Sartori. "Ele comentou que os candidatos governistas à sucessão serão do partido", corroborou Rstom.

A pauta vem à tona logo após rumores darem conta que Auricchio estaria predisposto a indicar pleiteante ao Executivo no ano que vem de outra legenda: principalmente o PSDB, com quem demonstrou grande proximidade em 2010, quando foi o principal coordenador de campanhas tucanas no Grande ABC.

Segundo o vereador Paulo Pinheiro (PTB), a intenção do último encontro se deu no sentido de pleitear espaço junto à administração a manutenção do quadro de candidatos e concretizar a base do partido. "Em 2008 fizemos 30 mil votos. Nossa pretensão é, no mínimo, manter essa meta."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;