Esportes Titulo
Santo André fica atento à matemática
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
30/09/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


No fechamento da última rodada, o Santo André (48 pontos) virou o quinto e o Barueri (igual número de pontos, mas 15 vitórias contra 13 do Ramalhão) subiu para o quarto lugar na Série B do Brasileiro. Apesar da inversão de papéis no G-4, o bloco dos quatro melhores colocados, o Barueri é um dos adversários do time de Sérgio Soares na acirrada briga pelo acesso à elite do futebol nacional. "Não estaremos atentos apenas ao Barueri. Até que o campeonato acabe, faremos leituras diferentes das projeções matemáticas. Agora, as circunstâncias podem se alterar semanalmente", supõe.

Além da obrigação de ganhar do Gama, na sexta-feira, às 20h30, no estádio Bruno Daniel, Sérgio Soares entende que não há como não secar os concorrentes diretos. "O primeiro item é cumprir a nossa parte. Em seguida, buscaremos os três pontos em casa para depois ver como é que fica", reconhece.

Portanto, esqueçam a rivalidade. Sérgio Soares e os jogadores do Santo André já se unem à corrente positiva dos bons vizinhos do São Caetano para o duelo desta noite na Arena diante do Barueri.

Só para citar outros exemplos, um dos resultados que interessam ao Santo André seria uma eventual derrota do Bragantino (sexto, 45 pontos) como visitante do Brasiliense (penúltimo, 28). Ou um possível tropeço do vice-líder Vila Nova-GO (51), que recebe o Paraná (12º, 33) no Serra Dourada.

Apesar de tudo, Sérgio Soares insiste na tese de que as combinações teoricamente favoráveis ficariam inúteis na seqüência da temporada se o Santo André não cumprir o dever de casa.

"O cálculo é muito simples. Há situações em que o empate pode até servir fora de nosso estádio. Aqui, só valem os três pontos", intima.

No próximo dia 11, o Santo André irá encarar nada mais nada menos do que o líder Corinthians, no Pacaembu, no pior desafio para quem, em tese, não pode mais tropeçar. No total, serão cinco jogos no Bruno Daniel e cinco fora de casa.

Como visitante, além do Timão, enfrenta o América-RN, Juventude, Ceará e Criciúma, três não-concorrentes. Fora o Gama, a equipe recebe o vice-líder Vila Nova-GO (um dos rivais diretos), Fortaleza, ABC e Paraná, mais três fora da briga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;