Política Titulo
José Bittencourt é preterido pelo PDT
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
22/05/2010 | 08:48
Compartilhar notícia


O deputado estadual José Bittencourt (PDT) está em baixa junto à direção do seu partido em Santo André, cidade em que reside e atua como advogado e pastor evangélico. Pré-candidato à segunda reeleição consecutiva na Assembleia Legislativa, o parlamentar sofre com a concorrência interna, e vê a cúpula pedetista da cidade manifestar abertamente apoio a outro pré-candidato: o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Martinha.

Os dirigentes do PDT acusam Bittencourt de ser ausente nos encontros da sigla em âmbito municipal, ficando alheio às decisões e direcionamentos definidos. "Ele realmente não tem frequentado o diretório e acompanhado as decisões", reforça o presidente do partido em Santo André, Adonis Bernardes.

O mandatário destaca que o deputado não tem brigado tanto pela cidade na Assembleia. "A atuação política dele em Santo André é pequena. Poderia ser maior", admite, ao ser contrariado por Bittencourt. "Ele pensa desta forma, eu não", defende-se. "Não faço política para o partido: faço política para o povo do Estado", rebate, ao considerar que os dirigentes municipais "não têm ciência das ações de seu mandato".

Outro fator determinante para a escolha do PDT de Santo André pró-Martinha é a ligação estreita do pré-candidato com Bernardes. Ambos são companheiros de décadas no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá - atualmente Bernardes ocupa a secretaria geral do órgão comandado por Martinha.

"Como presidente do partido tenho de abrir espaço para todas as candidaturas com potencial, mas hoje o Martinha tem o apoio majoritário do diretório. É o meu candidato, sem dúvida", revela Bernardes.

Vice-presidente e único representante da legenda na Câmara de Santo André, o vereador Ailton Lima endossa a posição do mandatário. "Se o Martinha sustentar sua candidatura, vou com ele", anuncia, ao condicionar o apoio à participação efetiva do colega no partido. "Quem é mais presente é mais lembrado."

Apesar da manifestação declarada de apoio a Martinha, Bittencourt diz não sentir-se desprestigiado no PDT. "De forma alguma. Isso é picuinha, coisa sem sentido, argumentação que não tem consistência. Portanto, não dou bola."

Nas eleições de 2006, José Bittencourt obteve 41.510 votos. Destes, apenas 3.725 foram conquistados em Santo André.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;