Internacional Titulo
Otan garante à Rússia que nao planeja invadir Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 15:22
Compartilhar notícia


A Otan garantiu nesta sexta à Rússia que nao planeja ``nenhum tipo de invasao' da Iugoslávia, em resposta às declaraçoes de Moscou de que a aliança pode estar impulsionando-a a um conflito de caráter mundial.

``Garanto ao governo russo que a Otan nao está planejando nenhum tipo de invasao', disse o porta-voz da aliança, Jamie Shea.

``O emprego de uma força terrestre é uma coisa que somente contemplamos quando houver um cessar dos combates, numa situaçao nao-hostil e com o objetivo de implementar um acordo político', acrescentou.

O presidente russo Boris Yeltsin pediu aos países ocidentais que ``nao levem a Rússia a uma açao militar', durante uma conversa com o presidente da Duma mostrada pela televisao, porque ``senao haverá certamente uma guerra européia, e talvez mundial'.

O Kremlin desmentiu oficialmente entretanto que tenha havido ordem aos chefes militares russos para que ponham em alerta os mísseis estratégicos de seu arsenal.

Tanto a Otan como Estados Unidos desmentiram nesta sexta ter indicaçoes de que essa ordem tenha sido transmitida aos comandos militares russos. Mas esta série de declaraçoes produziu tensao entre as capitais ocidentais e Moscou.

Fontes próximas ao presidente francês Jacques Chirac assinalaram que o Ocidente assumiria um grave risco se impusesse à Rússia o que é inaceitável para ela, levando em conta que a opiniao pública russa é amplamente favorável à Sérvia.

O porta-voz da Otan frisou que é claro que a aliança ``nao está fazendo na Iugoslávia nada que represente a ameaça mais remotamente imaginável contra a segurança da Rússia'.

'`A segurança da Rússia, que é um parceiro da aliança, é muito importante para nós, e buscamos sua cooperaçao para negociar juntos uma soluçao da crise de Kosovo' como sucedeu na Bósnia, acrescentou.

Ele desmentiu também que a Otan esteja utilizando na Iugoslávia armas com ``componentes radioativos' em seus bombardeios, como afirmou o ministro russo das relaçoes exteriores, Igor Ivanov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;