Internacional Titulo
Morre o homem que se autoproclamou 'papa Gregório XVII'
Da AFP
22/03/2005 | 15:45
Compartilhar notícia


O autoproclamado papa Gregório XVII, fundador de uma ordem à margem da Igreja Católica, morreu na segunda-feira, aos 58 anos, em Palmar de Troya, no sul da Espanha. Clemente Domínguez Gómez chegou a classificar João Paulo II como o "antipapa".

O religioso, conhecido por ter dito que viu a Virgem em 1969, se ordenou sacerdote e, em 1976, foi ordenado bispo pelo vietnamita Pedro Martin Ngo-Din Thuc. Depois que o papa Paulo VI morreu, em 1978, Clemente afirmou ter recebido uma mensagem da Virgem Maria, perto de Palmar de Troya, e se proclamou sucessor do pontífice falecido, sob o nome de "papa Gregório XVII", da Ordem das Carmelitas de Santa Faz.

Depois de construir uma basílica em Palmar de Troya, rodeada de altas muralhas, o templo foi reconhecido como igreja pelas autoridades espanholas em 1988. Sua ordem também foi inscrita num registro de associações religiosas.

Gregório XVII promoveu a canonização de personalidades como Francisco Franco ou Cristóvão Colombo e excomungou a família real espanhola. Ele declarou repetidas vezes que o Vaticano está infiltrado por marxistas e maçons.

Segundo os cálculos locais, sua ordem conta com centenas de religiosos no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;