Cultura & Lazer Titulo
População elege curta vencedor em Ribeirão
01/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O fechamento da última sala de cinema de Ribeirão Pires inspirou o ator e diretor de cinema e TV Emerson Muzeli, morador da cidade, a produzir o primeiro Festival de Cinema de Ribeirão Pires.

Além de uma mostra de produções recentes, o evento também promove uma competição de curtas-metragens, de amanhã ao dia 8, e oficinas de fotografia de cinema, música e composição para cinema, produção de curtas-metragens com aparelhos alternativos e desenho animado. Tudo gratuito.

"Não temos salas de exibição há seis ou sete anos. Nossa ideia era reaproximar Ribeirão Pires do cinema porque hoje só quem tem algum poder aquisitivo pode frequentar as salas de Santo André, a 25 quilômetros daqui", comenta Muzeli.

As mostras começaram em março para a população e os estudantes. Filmes como "Chega de Saudade" e "O Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky, e "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues, foram exibidos ao ar livre em uma praça.

Em uma sala paralela, nomeada Carlos Vereza em homenagem ao ator de "Memórias do Cárcere" (de Nelson Pereira dos Santos), a mostra estudantil atingiu 6.000 alunos da rede pública e contou com a animação "O Grilo Feliz", dirigida por Walbercy Ribas, e o documentário "Vlado 30 anos Depois", de João Batista de Andrade.

A partir de amanhã começa a mostra competitiva de curtas-metragens. Segundo Muzeli, 360 curtas se inscreveram, dos quais foram selecionados 160. "Montamos um conselho comunitário que optou por fazer uma seleção de ‘novos olhares', para descobrir quem são os novos diretores, as novas propostas, o novo mercado de cinema", afirma ele.

A mostra competitiva aboliu o júri formal. Quem vai decidir o vencedor é a própria população da Ribeirão Pires. "Os resultados têm sido excelentes. As oficinas, por exemplo, reuniram ao todo 100 pessoas, a maioria jovens e adolescentes, sendo 90% da região", diz Muzeli.

Com apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado, os 160 diretores dos curtas-metragens comparecerão ao evento para debates depois das exibições. Entre os curtas da mostra estão "Simbologia de um Crime", estreia do ator Rodrigo Lombardi como diretor, e "Noites de Cinzas", de Larissa Vereza, exibido nos festivais de Cannes, Los Angeles e Curtocircuito em Santiago de Compostela, na Espanha.

Festival de Cinema de Ribeirão Pires - Mostra Competitiva de Curtas. De amanhã ao dia 8. No Ribeirão Pires Futebol Clube - Av. Brasil, 330, Centro. No Teatro Euclides Menato (Sala Carlos Vereza) - Avenida Brasil, 193, Ribeirão Pires. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;