Política Titulo
ESPECIAL LULA: cronologia das greves e do movimento sindical do ABC
Do Diário do Grande ABC
27/10/2002 | 21:29
Compartilhar notícia


1978
Em 12 de maio, foi deflagrada a primeira greve operária desde a revogação do AI-5 pelo governo militar. Mais de 39 mil trabalhadores da Scania, em São Bernardo, cruzaram os braços, dando inicío ao movimento sindical no país. Depois de 20 dias parados, os metalúrgicos aceitaram as propostas da montadora e voltaram ao trabalho. Um dia depois da greve da Scania, foi a vez da Philips, em Santo André, ficar duas semanas paralisada. Na mesma época, a Ford, em São Bernardo, parou por 11 dias.

1979
Em 1979, o estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, virou palco de várias assembléias das greves deflagradas em empresas como a Volkswagen, Mercedes, Ford, Metagal e Brastemp. Nesse mesmo ano, o Sindicato dos Metalúrgicos sofreu sua primeira intervenção desde o golpe de 1964. Ela durou mais de 50 dias.

1980
A greve de 1980 na região foi considerada por muitos a mais importante no país, do ponto de vista cívico, pois foi sustentada pela sociedade. Os trabalhadores decidiram entrar em greve na madrugada do dia 1º de abril. Ficaram 41 dias paralisados. No Dia do Trabalho, foi realizada uma manifestação, com apoio da Igreja Católica. Após uma missa realizada na Igreja Matriz de São Bernardo, mais de 150 mil pessoas seguiram em passeata até o estádio da Vila Euclides, onde aconteceu um ato político.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo sofreu a segunda intervenção e seu presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, foi preso por 31 dias.

1981
Surgiu na Ford a primeira comissão de fábrica dos trabalhadores.

1982
As novas tecnologias chegaram a algumas fábricas do Grande ABC trazendo a automação para as linhas de produção e o aumento do número de desempregados na categoria.

1983
Os metalúrgicos realizaram greves por reposição salarial. Em 28 de agosto foi fundada a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

1984
Metalúrgicos do ABC colocaram em prática a Operação Tartaruga dentro das fábricas. O movimento consistia em desacelerar a produção para obrigar os patrões a negociar reajustes salariais.

1985
A greve Vaca Brava, em São Bernardo, durou 54 dias. A categoria conseguiu reduzir a jornada de 48 para 44 horas semanais, sem redução salarial.

1986
Em outubro de 1986 aconteceu a mais violenta ação do movimento operário, a Operação Cambalacho, liderada pelo então presidente do sindicato, Jair Meneguelli, quando mais de 100 carros foram danificados dentro da Ford.

1990
Uma das mais violentas greves do ABC, conhecida como Golas-Vermelhas, aconteceu em junho de 1990 na Ford e durou 50 dias. A paralisação atingiu 900 funcionários da ferramentaria e manutenção e teve carros incendiados e instalações depredadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;