Política Titulo
Sílvio Pereira favoreceu empresa de amigo, diz relator
Da Agência Senado
30/03/2006 | 23:02
Compartilhar notícia


No relatório final da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, divulgado na quarta-feira, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) pede o indiciamento do ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira por ter concluído que o ex-dirigente petista beneficiou a empresa GDK Engenharia em contrato com a Petrobras. Serraglio lembra que Sílvio Pereira chegou a receber de presente um automóvel de luxo - uma Land Rover no valor de R$ 73,5 mil - do dono da GDK, César Oliveira.

Para o relator, houve "indiscutível favorecimento" da GDK, contratada para prestar serviços a uma subsidiária da Petrobras sediada na Holanda, com o objetivo de "fugir ao rigor das regras licitatórias" brasileiras. "Lembre-se, por oportuno, que o então alto dirigente petista foi responsável pela indicação de cargos estratégicos na estatal, sobre a qual exercia forte influência, e, por isso, tinha todas as condições, como efetivamente teve, de ajudar a empresa do senhor César Oliveira, de quem receberia luxuoso presente", afirma Serraglio, no relatório.

No relatório da CPMI dos Correios, Serraglio pede não só o indiciamento de Sílvio Pereira por tráfico de influência, mas também dos dirigentes da GDK e da Petrobras que participaram da assinatura do contrato de prestação de serviços, por crime de formação de quadrilha.

Depoimento Ao depor na CPI dos Correios em julho do ano passado, Sílvio Pereira afirmou que desconhecia qualquer esquema de corrupção no governo e que nunca havia ouvido falar em 'mensalão'. Protegido por um habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal), para ter o direito de não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo, Sílvio Pereira negou ainda exercer tráfico de influência no governo Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;