Política Titulo
PT entrega manual de boas maneiras a deputados
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/01/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


Entregue em todo início de mandato, o tradicional Manual do Deputado Petista de recomendações de boas maneiras aos parlamentares federais chegou em sua sexta edição e, agora, visa o "cuidado com a grande imprensa", que, segundo o documento, teria "má vontade com o governo Lula desde 2003". O conteúdo de 51 páginas com explicações sobre formas de escapar de polêmicas "criadas" por veículos de comunicação foi dado aos 88 parlamentares eleitos pelo partido para o exercício de 2011-2014.

O documento ressalta para o parlamentar ter "paciência e resistência", pois "muitas vezes a pauta do repórter já está fechada", alertando para a produção do texto nas redações orientadas pelos interesses dos donos dos veículos. Em contrapartida, o manual destaca a percepção popular de que o povo já está vacinado contra possíveis manipulações da mídia.

A bancada do PT do Grande ABC conta com Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e José de Filippi Júnior. Para Vicentinho, a intenção do partido é de precaver os arranhões na imagem do parlamentar. "É no sentido de recomendar cuidado aos novos parlamentares. A precaução é benéfica, já que muitas vezes o deputado fala coisas que repercutem de maneira negativa. Nós temos que pisar em ovos para que nada seja usado contra nós no dia seguinte", destacou.

O deputado reforça a mensagem da cartilha de classificar notícias negativas para políticos como conspiração da imprensa contra a política. "É claro que, como em outros segmentos, não dá para generalizar, porém a mídia tem seus condicionamentos políticos. Às vezes, o repórter faz uma questão induzindo uma resposta satisfatória para sua reportagem", argumentou o petista.

Em contrapartida, lembra do teor de recomendação do manual e não de deliberação. "O PT faz muito bem em fazer essa orientação. Até porque é uma recomendação, o deputado cumpre se quiser, não é deliberação decidida em Congresso, na qual teria represália caso não fosse seguido o conselho. Assim como os pais aconselham para o bem dos filhos, o partido deseja o melhor aos seus filiados."

Vicentinho usa as recomendações como forma de garantir o elo da presidente Dilma Rousseff com a Câmara Federal, para manter governabilidade e aprovação de projetos de autoria da União.

José de Filippi Júnior não foi localizado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;