Internacional Titulo
Príncipe herdeiro mata família real e sobe ao trono no Nepal
Do Diário OnLine
02/06/2001 | 17:56
Compartilhar notícia


O príncipe herdeiro do Nepal, Dipendra, 30 anos, que matou o rei, a rainha e, pelo menos, mais 8 membros da família real na noite de sexta-feira, foi nomeado rei. Depois de matar a família, ele tentou o suicídio e está internado em um hospital militar, em estado de coma.

O motivo foi provavelmente uma discussão, durante o jantar, a respeito do casamento de Dipendra. O príncipe herdeiro queria se casar com a filha de um ministro, porém a família não aceitava. Dipendra pegou uma arma e fez os disparos.

Neste sábado, milhares de nepaleses acompanharam o cortejo fúnebre dos soberanos. Os corpos do rei Birendra, da rainha Aishwarya e de outros três membros da família real nepalesa foram levados para a cremação, no Templo de Ouro da capital, às margens do rio sagrado Bagmati.

Uma multidão de nepaleses, que acompanhavam o cortejo fúnebre dos reis atiraram pedras contra o primeiro-ministro Girija Prasad Koirala e pediram a sua demissão.

O presidente norte-americano, George W. Bush, expressou suas condolências ao povo do Nepal e disse estar "profundamente entristecido e comovido" com a morte dos membros da família real, em um comunicado divulgado em Camp David.

O rei Birendra, 55 anos, se tornou monarca absoluto em 1972. O Nepal fica localizado entre a China e a Índia. O país tem cerca de 24 milhões de habitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;