Economia Titulo
Sebrae ensina a lucrar com a Copa
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
31/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A 11 dias do início da Copa do Mundo 2010, que será realizada na África do Sul, os micro e pequenos empreendedores ainda têm tempo para descobrir um jeito de lucrar com o evento mais popular do País. Até porque, o primeiro jogo da Seleção Brasileira acontece daqui a 15 dias.

Pensando nisso, o Sebrae-SP elaborou algumas dicas para que o empresário se atente e não deixe passar oportunidade de elevar suas vendas no período. Essa é uma época em que tudo para; os funcionários são dispensados para que possam assistir com calma, junto com amigos, os jogos do Brasil.

Segundo a gerente regional do Sebrae-SP, Josephina Cardelli, o evento traz oportunidades para diversos setores, como confecção, em que podem ser produzidos brindes, bonés e camisetas; plástico, que pode se voltar à fabricação de bandeiras, cornetas e faixas promocionais; serviços e alimentação, já que as pessoas se unem para assistir aos jogos e essa é uma oportunidade para trabalhar com promoções, instalar um telão, oferecer rodada grátis de chope e pratos tipicamente brasileiros.

Os bares e restaurantes apresentam potencial maior para lucrar com a Copa porque recebem muitos torcedores para assistir aos jogos, mas não se pode esquecer que os empresários que alugam equipamentos de áudio e som também têm aí importante oportunidade de negócios.

Estoque - Uma dúvida que pode preocupar os empreendedores que decidirem lucrar mais com a Copa é como controlar o estoque sazonal. Na hora de comprar, Josephina orienta que haja negociação entre fornecedores e empresas e, se preciso, que os empresários se juntem, realizando compra de forma conjunta. "Isso pode ser feito também por meio de entidades representativas do setor. O importante é conversar com seu vizinho a fim de minimizar as perdas."

Na hora de vender, a dica dos consultores de marketing do Sebrae-SP Gustavo Carrer e José Carmo Vieira é que, no caso dos comerciantes, que tentem desovar o estoque logo nas primeiras partidas da Seleção Brasileira, uma vez que não é possível prever se o time vai passar para a próxima fase. Os jogos estão marcados para os dias 15, 20 e 25 de junho.

Para que isso aconteça, é preciso aderir às promoções. Investir em produtos que não estejam ligados diretamente à Seleção, mas ao esporte em geral, também deve ser considerado para alguns ramos de negócio, como bares e restaurantes. Afinal de contas, se o Brasil não chegar à final, ainda assim há um número importante de torcedores que continuarão acompanhando os jogos do Mundial.

Bares devem se atentar aos horários
Para que o estabelecimento comercial tenha um diferencial que atraia os torcedores, os consultores de marketing do Sebrae-SP Gustavo Carrer e José Carmo Vieira recomendam que os proprietários invistam no visual, tanto interno como externo, e reforcem a estrutura do atendimento, oferecendo agilidade ao cliente.

Durante os jogos que ocorrerem aos fins de semana, é mais fácil reunir público, mas, durante a semana, se faz necessária uma promoção, como dar descontos em rodadas de chope para cada gol marcado pela Seleção.

Eles destacam que ninguém vai entrar em um ambiente pouco amistoso para assistir à Copa do Mundo, um momento em que os torcedores vão querer extravasar, gritar e comemorar com seus amigos.

O empresário deve focar nos jogos das 15h30, pois se o funcionário for dispensado da empresa para ver a partida, dificilmente voltará ao trabalho depois e, por isso, pode consumir bebida alcoólica. Para os jogos das 11h, entretanto, pode-se fazer algo como um brunch - café da manhã reforçado - com uma promoção para a hora do almoço.

Outra dica dos consultores é que o dono do bar procure as empresas do entorno para saber qual é a programação delas em relação aos funcionários e oferecer pacotes especiais para que eles assistam aos jogos no estabelecimento durante a semana.

Colônias - A gerente regional do Sebrae-SP, Josephina Cardelli, destaca que o empresário deve se atentar às colônias de imigrantes existentes próximas ao estabelecimento, a fim de realizar promoções nos dias em que as seleções de seus países jogarem.

"No Grande ABC como um todo destacam-se as colônias de italianos, portugueses, árabes e japoneses," diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;