Internacional Titulo
Confronto em regiao agrícola mata cinco e fere 20 no Peru
Do Diário do Grande ABC
27/01/2000 | 15:44
Compartilhar notícia


Pelo menos cinco pessoas morreram e 20 ficaram feridas nesta quinta-feira num confronto entre 10 mil invasores de uma propriedade agrícola e os donos que defenderam suas terras com paus, pedras e armas de fogo, informou a polícia.

Três feridos estao em estado grave e os invasores negam-se a deixar o local, no setor mais povoado do distrito de Villa El Salvador, a 17 km ao Sul do centro de Lima.

O confronto se produziu de madrugada, na presença de alguns policiais que nada fizeram, segundo as autoridades do município de Villa El Salvador.

A estrada Pan-Americana Sul, que passa por vários estabelecimentos agrícolas peruanos, teve o trânsito interrompido durante três horas.

Na quarta-feira, os proprietários haviam acusado a polícia de permitir a ocupaçao, e advertiram que estavam dispostos a se defender com todos os meios a seu alcance.

Eduardo Narrea, dirigente de uma associaçao de agricultores chegou a dizer que ``se a polícia nao agir, defendendo a propriedade privada, nós mesmos partiremos para a açao'.

O prefeito de Villa El Salvador, Martin Pumar, do movimento opositor Somos Peru, explicou que há quase uma semana vem se desencadeando uma onda de invasoes que afeta diversos setores de seu distrito, com a participaçao de nao menos de 10 mil pessoas.

Para o prefeito, tudo isto que vem acontecendo nada tem de espontâneo. Citou como prova o fato de os invasores estarem recebendo alimentos e água por meio de caminhoes e ônibus que chegam pontualmente a determinadas horas do dia.

Os invasores estavam munidos de cartazes que os identificavam como membros do 'Assentamento Humano Peru 2000', repetindo o lema utilizado pela aliança governista ``Peru 2000' que defende a reeleiçao do presidente Alberto Fujimori para um terceiro mandato.

Segundo autoridades municipais de Villa El Salvador, os incentivadores das invasoes oferecem lotes em troca de votos a favor do candidato e presidente Fujimori.

O grupo político Somos Peru tem como candidato à Presidência o prefeito de Lima, Alberto Andrade, um dos maiores adversários de Fujimori às eleiçoes de 9 de abril próximo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;