Internacional Titulo
ONU garante continuação das operações de paz para americanos
Das Agências
13/07/2002 | 17:21
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) adotou nesta sexta-feira uma resolução que garante por um ano a imunidade perante a Corte Penal Internacional (CPI) de todos os cidadãos americanos que participam de operações de manutenção da paz.

A adoção por unanimidade da resolução não consegue esconder as dificuldades de quase 15 dias de intensas negociações diplomáticas.

A complexa linguagem jurídica do texto, disponível apenas em inglês, é uma mostra das dificuldades para aproximar posições que no início eram diametralmente opostas.

Um diplomata ocidental que não quis ser identificado disse que a firmeza da declaração americana condiz com as concessões feitas por Washington.

No primeiro texto de 27 de junho, os Estados Unidos pediam imunidade total e ilimitada para todos os atos sob jurisdição da CPI cometidos por um membro de uma operação de paz proveniente de um país que não tenha assinado o Tratado de Roma.

Ao não conseguir seu objetivo, os Estados Unidos vetaram uma resolução que prolongava o mandato da missão das Nações Unidas para a Bósnia-Herzegovínia (MINUBH) que expirava em 30 de junho, mesmo dia do início das operações da CPI.

Um debate público no Conselho de Segurança mostrou na quarta-feira o isolamento dos Estados Unidos na questão. Só o embaixador da Índia apresentou preocupações similares às de Washington.

O dilema era crucial: se os Estados Unidos não obtivessem para seus cidadãos uma proteção considerada suficiente, estavam dispostos a "encerrar" as operações de manutenção da paz no mundo, uma após a outra, à medida que sua vigência chegasse ao fim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;