Setecidades Titulo
Santo André muda o Parque Duque de Caxias
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
07/05/2000 | 18:07
Compartilhar notícia


  Os freqüentadores do Parque Duque de Caxias, em Santo André, passarao a ter 3,5 mil m² a mais de área verde e mais uma opçao de acesso ao local. Até o fim do mês fica pronta a nova entrada pela avenida Industral, que passa a ser a mais importante. Hoje, sao três os acessos disponíveis: avenida Dom Pedro II; rua Caneleiras; e rua Padre Manoel de Paiva.

A ampliaçao nao gerou gastos para a administraçao pública, pois, em contrapartida à construçao de um flat na avenida Industrial, a empresa Cyrella doou a área para a Prefeitura. Além disso, vai arcar com o custo total da obra - orçada em R$ 132 mil.

O acesso ao parque pela avenida Industrial visa, entre outros objetivos, ampliar a segurança dos que transitam pela via. Segundo o assistente de diretor do Depav (Departamento de Parques e Areas Verdes), Sérgio Marin de Oliveira, a idéia é "ocupar espaço" para inibir a açao de assaltantes e o assédio dos travestis que freqüentam a avenida Industrial.

"A segurança na avenida aumentou consideravelmente depois que foram instalados o Shopping ABC, o Extra, a UniABC e o Terminal Rodoviário. O hipermercado funciona 24 horas, assim como acontece hoje com o parque e vai ocorrer com o hotel que ainda será construído. Nosso objetivo é fazer com que o trecho seja de intensa atividade, por isso foi implementado o novo projeto paisagístico, que recuperou a área", disse Marin.

A entrada pela Industrial, de acordo com Marin, será considerada a principal, pois é "mais condizente com o porte do parque". "O Duque de Caxias é o cartao postal de Santo André e a nova entrada será sua marca visual, muito mais atraente."

O projeto paisagístico para a área em ampliaçao, que foi desenvolvido pelo Depav, conta com uma vegetaçao que visa dar "transparência" para o interior do parque, que possui 62 mil m² de área. "Nosso objetivo é de que as pessoas, ao passarem pela Industrial, tenham uma visao ampla do local. A iluminaçao também será mais adequada, com equipamentos potentes, o que vai dar mais segurança aos freqüentadores", garantiu Marin.

Segundo ele, o espaço contará também com dois grandes espelhos d'água, que serao ligado ao lago já existente no interior do parque. "Foi criado um sistema que vai levar água do lago para os dois espelhos d'água", disse Marin.

No espaço ampliado, no entanto, ainda nao deverao ser instaladas câmeras de vídeo, como as que garantem a segurança dos freqüentadores nas 24h de funcionamento do parque. As câmeras foram instaladas durante a reforma que terminou em abril do ano passado.

Segundo Marin, a nova entrada deverá oferecer aos usuários as mesmas garantias de segurança que o Duque de Caxias tem hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;