Economia Titulo
PT entra com Adin contra medidas do racionamento
Do Diário OnLine
24/05/2001 | 20:19
Compartilhar notícia


O Partido dos Trabalhadores (PT) vai entrar nesta sexta-feira com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória que trata do procedimento adotado durante o racionamento de energia.

O líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro, disse que as medidas do governo federal são inconstitucionais e ferem legislações já existentes, como a Lei de Defesa do Consumidor. Ao reeditar a MP nesta quarta, o presidente Fernando Henrique Cardoso deu mais poderes ao “ministério do apagão”, que não pode mais ser atingido por ações movidas pelo Procon, por exemplo.

Para o petista, a cobrança de sobretaxas dos consumidores que não conseguirem cumprir a meta imposta pelo governo trata-se de um “imposto disfarçado”. O corte de energia, que deve acontecer nos mesmos casos, também foi classificado como um abuso pelo partido.

Walter Pinheiro reconheceu que o país passa por uma situação delicada, mas ressaltou que a culpa é do governo federal. Ele não acredita que a equipe de FHC só soube do problema agora, quando a situação já estava descontrolada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;