Economia Titulo
Açoes da Telecom caem após serem compradas pela Olivetti
Do Diário do Grande ABC
24/05/1999 | 14:54
Compartilhar notícia


Os papéis da Telecom Italia SpA recuaram até 2,9% depois que a concorrente Olivetti SpA assumiu o controle da empresa, líder no mercado de telefonia, pagando um ágio de 20% pelas açoes da companhia. O prazo de oferta expirou na última sexta-feira. E os investidores que nao aceitaram a proposta na semana passada já nao podem fazer parte do acordo, que representou a venda de 51% da Telecom por US$ 33 bilhoes em cash, açoes e bônus.

Segundo o compromisso das duas empresas, cada papel da Telecom foi comprado por 11,5 euros. As açoes da companhia recuaram até 0,276 euros, sendo cotados a 9,40 euros, depois de contabilizar ganhos de até 10,22 em meados do pregao da manha. Já as açoes da Olivetti apresentaram apenas uma ligeira variaçao, sendo cotadas a 3,37 euros.

``Por um lado, os papéis da Telecom devem cair porque já nao se pode comprá-los a 11,5 euros. Mas por outro, pode haver um avanço já que os fundos precisam comprar essas açoes, porque têm peso nos indicadores principais', avalia Paolo Rizzo, gerente de fundos do Credit Agricole Indosuez. ``Agora teremos de ver qual das duas pressoes vence.'

Batalha prolongada - O sucesso da Olivetti encerra o mais arrastado processo de fusao da Europa, garantindo à antiga fabricante de máquinas de escrever a condiçao de liderança na área do ex-monopólio de telefonia, menos de dois anos depois de o Governo ter vendido o controle do setor para investidores privados. Segundo a legislaçao italiana, A Olivetti nao precisará comprar os 49% restantes da Telecom Italia.

Uma vez que o peso dos índices italianos baseia-se no valor total mais do que no valor flutuante das açoes, os papéis da Telecom Italia continuarao tendo o maior peso no indicador Mib30. No momento, eles respondem por 13% da capitalizaçao. Isso significa que os fundos de açoes que seguem o comportamento do índice precisam ter esses papéis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;