Cultura & Lazer Titulo
Começa Live 8: maratona global para salvar a África
Do Diário OnLine
Com Agências
02/07/2005 | 15:00
Compartilhar notícia


O Japão abriu neste sábado o Live 8, uma série de megaconcertos em várias capitais, idealizada pelo roqueiro irlandês Bob Geldof, que tem por finalidade sensibilizar o mundo sobre a miséria na África.

Os outros megaconcertos acontecem em Londres, Berlim, Roma, Versalhes (perto de Paris), Filadélfia (Estados Unidos), Barrie (Toronto) e Moscou, assim como em Johannesburgo e Cornualles (sudoeste da Inglaterra).

"Usemos a diversão para propagar a paz!", disse Jesse, o líder do Rize, um grupo de rock/hip hop japonês, muito popular no país, que deu início, pouco depois das 5h locais  (2h de Brasília) às seis horas de espetáculo. Pouco antes do início do show, foi mostrado um vídeo sobre as crianças nas ruas da África.

O espetáculo japonês está sendo realizado no Makuhari Messe, um grande centro de exposições nas redondezas de Tóquio, para o qual foram distribuídos 10 mil ingressos. A grande estrela do dia é a islandesa Björk.

Em Roma um longo aplauso saudou a entrada do cantor italiano Francesco di Gregori, primeiro artista a se apresentar no imenso palco instalado no Circo Massimo. Mais de 30 cantores e grupos italianos e estrangeiros se apresentarão no concerto, que deve terminar por volta de meia-noite (horário local).

O cantor de rap francês Passi abriu diante de 25 mil pessoas o show da série Live 8 em Versailles, onde também se apresentam, entre outras estrelas, a colombiana Shakira e a banda inglesa The Cure.

Já na Filadélphia os organizadores e a polícia calculam a presença de cerca de 325 mil pessoas frente Museu de Arte da cidade, no leste dos Estados Unidos.

Em Berlim o espetáculo é realizado junto à coluna da Vitória, no centro histórico da cidade, e contará com a participação de 20 bandas, entre elas Green Day e Audioslave.

Além das 35 mil entradas vendidas, centenas de pessoas se aglomeraram em Toronto para ouvir os participantes do Live 8 Canadá, entre eles Neil Young, Barenaked Ladies, Bryan Adams, Gordon Lightfoot, Great Big Sea, Simple Plan e Sam Roberts.

Mais de 200 mil espectadores aclamaram, no londrino Hyde Park, o ex-beatle Paul McCartney e os roqueiros do U2 que inauguraram o principal concerto da série Live8. A apresentação de McCartney e do U2 inauguraram um longo programa de quase trinta artistas, com ícones da música pop como Madonna, Elton John e o grupo Pink Floyd.

"Esta é a nossa oportunidade de defender o que é correto. Não pedimos caridade, pedimos justiça", afirmou Bono.

Espera-se que centenas de milhares de pessoas prestigiem os dez concertos gratuitos em várias cidades do mundo, as quais, com exceção de Johannesburgo, pertencem aos países do G8 (França, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, Canadá, Alemanha e Japão).

Além de conscientizar a opinião pública, a iniciativa busca pressionar os chefes de Estado e de governo do G8, que se reunirão nos dias 6, 7 e 8 de julho em Gleneagles, na Escócia. O objetivo é que os oito países mais ricos do planeta tomem medidas concretas para ajudar os países pobres.

"Não queremos seu dinheiro, queremos sua voz", dizem os organizadores do Live 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;