Setecidades Titulo
Grande ABC precisa de outros 11 piscinões contra enchente
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
22/01/2010 | 08:07
Compartilhar notícia


A situação de quem vive em áreas de risco e sofre com os temporais da estação chuvosa não está sendo debatida no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Porém, para combater os problemas causados pelos temporais, o grupo aposta na construção de 11 piscinões até 2020.

Os novos reservatórios de águas pluviais estão previstos no texto do Plano Diretor de Macrodrenagem, elaborado pelo SIGRH (Sistema de Informações para o Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), entre 1998 e 1999.

"A região já possui cerca de dois terços do total de piscinões projetados no Plano Diretor", diz Marcelo Liochi, coordenador do Núcleo Estratégico de Meio Ambiente do Consórcio, citando os 19 reservatórios da região.

Os prefeitos das sete cidades negociam com a prefeitura de São Paulo o pagamento de 25% do gasto com a conservação dos reservatórios. Outros 25% seriam pagos pelas administrações do Grande ABC, enquanto o governo do Estado arcaria com 50%.

Na área da prevenção, o Consórcio desfez, em 2005, o grupo de trabalho que fazia o monitoramento das chuvas na região. Até o fim do ano, a entidade planeja oferecer computadores e uma sede à Rinem (Rede Integrada de Emergência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;