Política Titulo
Aidan consegue aprovar reforma
Matheus Adami
Especial para o Diário
25/03/2009 | 07:17
Compartilhar notícia


Após 84 dias de governo, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), conseguiu aprovar a reforma administrativa. Votada em definitivo, a matéria segue agora para sanção do Paço. Principal projeto do Executivo até o momento, a proposta só teve os votos negativos dos vereadores do PT. O partido foi o que mais protocolou emendas: 24, todas rejeitadas pelos demais pares.

Outras 16 emendas foram apresentadas, sendo sete do PSDB e nove do PMDB. No entanto, peemedebistas e tucanos retiraram quatro cada. Das oito emendas aprovadas junto com a matéria, a mais relevante é a que obriga o Executivo a realizar anualmente prestação de contas à Câmara.

Além do controverso Fundo Social de Solidariedade , a peça cria mais quatro Pastas: Segurança Pública e Trânsito e Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (em substituição à Subprefeitura), Chefia de Gabinete e Comunicação. As duas últimas já existiam, mas sem status de primeiro escalão.

Os responsáveis pelas Pastas já foram escolhidos por Aidan: a primeira-dama Denise Ravin (Fundo Social de Solidariedade), Eduardo Sélio Mendes Júnior (Gestão de Recursos), Adilson de Lima (Segurança), Alexssander Soares (Comunicação) e Beto Torrado (Gabinete).

O governo já garantiu, anteriormente, que não será necessário criar cargos comissionados para as novas secretarias. No saldo do Executivo, foram extintas 39 vagas e criadas 28. Aumentaram, entretanto, em 45 as funções gratificadas no Paço, já que o projeto cria 77 e elimina 32 funções. Os gastos, garante o governo, não serão superiores a R$ 100 mil por mês.

Articulação - A aprovação do projeto não foi atribuida à participação da vice-prefeita Dinah Zekcer (PTB) à articulação. "O processo da reforma já estava bem discutido e adiantado. O mérito é do governo Aidan como um todo", disse o primeiro-secretário Paulinho Serra (PSDB).

"Aconteceu o esperado. Estamos com a maioria há um bom tempo, apesar de todas as vontades da oposição de truncar o projeto, o que só temos a lamentar", pontuou Torrado, que dividirá a linha de frente da interlocução da Câmara com a vice-prefeita. (Supervisão Sérgio Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;