Internacional Titulo
EUA alertam para teste nuclear norte-coreano
Da AFP
22/04/2005 | 21:02
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos acreditam que a Coréia do Norte pretende realizar um teste nuclear e solicitaram à China que intervenha para bloqueá-la, revela uma matéria publicada nesta sexta-feira na versão on-line do 'Wall Street Journal'.

Em um comunicado urgente enviado na quinta-feira, Washington advertiu Pequim de que Pyongyang planeja, possivelmente, realizar um teste nuclear, informou o jornal em seu site, de Seul. A informação vem à tona após Pyongyang ter declarado em fevereiro passado que tinha armas nucleares para sua defesa.

Os Estados Unidos dizem acreditar que "o programa nuclear da Coréia do Norte avançou o suficiente, de modo que um teste pode ocorrer com leve ou nenhuma advertência", acrescentou 'The Wall Street Journal'. "É claro que os norte-coreanos querem que o mundo pense que estão se movendo rápido para fazer um teste nuclear", disse a fonte consultada pelo jornal.

A fonte garantiu que um satélite-espião americano detectou o aumento de atividades em centros norte-coreanos, onde podem ser feitos testes nucleares subterrâneos. Já outro funcionário disse ao mesmo veículo que advertências similares foram enviadas à Coréia do Sul e Japão.

De acordo com notícias surgidas na imprensa, no início da semana, a Coréia do Norte desmontou recentemente seu único reator nuclear em funcionamento e disse a um especialista americano que visitou o país que planejava descarregar o combustível nuclear da unidade e reprocessá-lo em armamento de plutônio.

Há dois anos, a Coréia do Norte anunciou ter reprocessado combustível suficiente de um reator para produzir de seis a oito bombas atômicas. A Inteligência americana acredita que o país asiático já tenha um ou dois protótipos de bombas nucleares baseadas em combustível reprocessado décadas atrás.

As negociações entre o regime de Pyongyang, Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Rússia e Japão para promover o desarmamento da Coréia do Norte se paralisaram no ano passado após três rodadas de discussões sem resultado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;