Política Titulo
Sto.André quer mais verba do Banco Mundial
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
13/05/2001 | 21:40
Compartilhar notícia


O secretário de Relações Internacionais e Captação de Recursos de Santo André, Jeroen Klink, afirmou que a Prefeitura pretende atrair financiamentos do Bird (Banco Mundial) para investimentos no município que serão definidos em um plano de ação, a ser concluído até o início de julho: “Teremos a definição de investimentos prioritários e vamos despertar o interesse para financiamento. Precisamos contar com recursos e vamos tentar captar parte com o Banco Mundial. Para mim isso seria uma estratégia lógica.” O secretário não soube informar, no entanto, quanto será necessário para realizar os investimentos.

Na semana passada, Jeroen acompanhou o prefeito Celso Daniel (PT) em viagem a Wa-shington (EUA) para participar de um seminário sobre Infra-estrutura Urbana promovido pelo Bird. “Apontamos a importância de apoiar os projetos pequenos e ressaltamos a questão financeira. São conversas que ainda estão em uma fase muito inicial.”

O secretário disse que o Banco Mundial pretende aumentar os financiamentos aos municípios e não ficar apenas concentrado nos governos estadual e federal, como ocorre atualmente. Jeroen já adianta, porém, que a captação dos recursos somente acontecerá após uma longa negociação. “O Banco Mundial está tentando entrar em um novo nicho de mercado, mas a captação de recursos não vai se tão fácil neste primeiro momento”, afirmou.

No entanto, o secretário destacou que a relação entre a Prefeitura de Santo André e o Banco Mundial é extremamente harmoniosa, fato que poderá auxiliar nas negociações para um futuro financiamento de projetos municipais. “Temos de ressaltar que fomos os poucos representantes presentes na reunião que não eram membros do Banco Mundial. A relação é muito boa e se não fosse isso nunca nos convidariam para participar do seminários com todas as despesas pagas.”

Atualmente, o Banco Mundial financia um projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, coordenada pelo prefeito Celso Daniel, no valor de R$ 150 mil, para o desenvolvimento local. O projeto tem previsão de término no final de junho.

O financiamento foi fruto do programa Aliança de Cidades, em um parceira do Banco Mundial, Programa Habitat e PGU (Programa de Gestão Urbana da ONU). Para o secretário, esse financiamento poderá auxiliar para a Prefeitura atrair outros investimentos junto ao Banco Mundial.

Seminário – O secretário afirmou que o seminário de Washin-gton teve a intenção de conceder maior capacitação aos dirigentes do Banco Mundial para trabalharem mais próximos das esferas locais.

Com esta intenção o prefeito Celso Daniel foi convidado para apresentar os projetos em andamento no Grande ABC e as experiências com a Agência de Desenvolvimento Econômico e da Câmara Regional do Grande ABC, como forma de articulações regionais.

Celso e Jeroen ainda fizeram parte de uma mesa de debates sobre estratégias de combate à pobreza e inclusão social. “Fomos convidados para sermos analisados como um estudo de caso e destacamos projetos como o Banco do Povo e o Empreendedor Popular”, disse Jeroen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;