Política Titulo Articulação
Martinha cogita volta ao PDT para auxiliar Grana

Retorno do sindicalista está atrelado em fixar aliança a plano de reeleição do prefeito de Sto.André

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/06/2015 | 07:02
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Secretário de Trabalho de Santo André, o sindicalista Cícero Martinha (PT) está cotado para retornar ao PDT, partido que deixou há um ano, presidir a executiva municipal – atualmente sem comando – e auxiliar no projeto de reeleição do prefeito Carlos Grana (PT) em 2016. Com a volta, colocada como cenário viável nos bastidores das duas siglas, a estratégia política serve para garantir a legenda no arco de alianças petista e enterrar chance de mudanças no pleito municipal. O ex-chefe do Executivo Aidan Ravin (PSB) procurou a executiva estadual pedetista para compor plano de oposição na cidade, situação que não havia sido descartada pela cúpula.

A movimentação, de quebra, devolveria o espaço do PDT no primeiro escalão do Paço andreense, no qual detinha duas secretarias. O partido viu minguar a participação no governo com a saída do próprio Martinha no ano passado e de Raimundo Salles, que migrou para o PPS e ainda deixou a Pasta de Cultura em outubro. O compromisso de abertura da gestão se deu após a legenda – Salles foi o prefeiturável da sigla e saiu derrotado, na ocasião – aderir no segundo turno do páreo de 2012 à candidatura de Grana, então nome contrário ao governista Aidan. Hoje, a coalizão anda reduzida.

Martinha admitiu sondagem de lideranças do alto comando pedetista. Segundo o sindicalista, fiel escudeiro do prefeito, o panorama pode se confirmar caso o correligionário sinalize interesse nesta troca. “Houve a conversa, mas não existe nada definido. Sou peça do projeto de reeleição do Grana. Se ele entender que a migração ajudaria na proposta, estou disposto a isso, posso retornar”, reconheceu, ao frisar que já sacramentou acordo com o petista, de quem aceitou pedido de regressar ao PT depois de ficar longe por 17 anos. “Estou fechado neste plano.”

O secretário-geral do PDT de São Paulo, Luiz Antônio de Medeiros, reiterou o convite e sinalizou que faltam detalhes para o acerto. Para o dirigente da estadual, há projeto eleitoral pronto para a entrada do sindicalista. “Devemos ter nova reunião na quinta-feira, esperando a resposta. Estamos de portas abertas ao Martinha, preparando grande festa para essa volta à casa. A nossa ideia é que ele também encabece chapa de vereadores (no ano que vem) e seja o futuro candidato a deputado federal (em 2018) pelo Grande ABC”. O petista não disputou cargo eletivo em 2012. Em 2008, foi vice na chapa de Vanderlei Siraque (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;