Política Titulo Manutenção
Paulo Eugenio recua e desiste de secretaria em Mauá

Ex-vice-prefeito assumiria a Pasta de Assuntos Jurídicos do governo Donisete

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O ex-vice-prefeito e ex-vereador de Mauá Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) desistiu de assumir a Secretaria de Assuntos Jurídicos do governo de Donisete Braga (PT), poucos dias depois de ter dado a palavra que iria aceitar convite do chefe do Executivo para retornar à administração petista.

Na semana passada, funcionários da Pasta foram comunicados oficialmente pelo secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), sobre a manutenção de Eudes Mochiutti à frente do setor.

Nos bastidores da Prefeitura, comenta-se que dois fatores foram determinantes para a mudança interna. A primeira é que Alessandro Baumgartner, atual superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e ex-secretário de Finanças, pressionou pela continuidade de Mochiutti, seu aliado no Paço.

A segunda foi, novamente, a resistência de Paulo Eugenio, que enxerga malefícios políticos no regresso ao governo Donisete neste momento. Ele também nutre desejo de assumir vaga na prefeitura de São Paulo, comandada por Fernando Haddad (PT), mas a possibilidade vem diminuindo a cada dia.

Paulo Eugenio foi secretário de Mobilidade Urbana até o início de 2014, quando teve de se desligar do Paço para efetivar candidatura a deputado estadual. Ele recebeu só 51.437 votos (17.963 em Mauá), ficou longe de cadeira na Assembleia Legislativa, viu Atila Jacomussi (PCdoB) se eleger a parlamentar estadual e decidiu se afastar da política governista mauaense. Seu nome foi cogitado no PSB, num projeto amplo capitaneado pela senadora Marta Suplicy (ex-PT).

Muito se fala sobre briga entre Paulo Eugenio e Donisete, em acusação de falta de empenho do prefeito na campanha a deputado estadual. O chefe do Executivo sempre negou o bate-boca e diz que ter o ex-vice-prefeito em seu secretariado é politicamente importante.

Embora longe da gestão, Paulo Eugenio mantém bom espaço no primeiro escalão: indicou Azor Albuquerque para Pasta de Mobilidade Urbana logo após sua saída e Aldo Cursino para Desenvolvimento Econômico.

Paulo Eugenio não retornou aos contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;