Memória Titulo Memória
A novidade do telex chega ao Grande ABC

O ano de 1965 tem sido importante para a Memória...

Ademir Medici
09/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O ano de 1965 tem sido importante para a Memória. Três casos:

- Descobrimos que Chico Buarque fez um show intimista na sede da Ausa (Associação dos Universitários de Santo André), em plena Rua Coronel Oliveira Lima, depois de se apresentar na Sociedade Ítalo-Brasileira, em espetáculo gravado pela Rádio ABC.

- Noticiamos a formatura das normalistas do Instituto de Educação Américo Brasiliense, que vão se reunir meio século depois.

- E encontramos, na coleção do News Seller, este anúncio emblemático que fala por si: de certa forma, era a chegada, em grande estilo, da informática neste cantinho da Borda do Campo.

Insistimos sempre: para entender a evolução histórico-social do Grande ABC é preciso pesquisar a coleção do Diário, desde os tempos do News Seller. Aí está tudo o que ocorreu de maio de 1958 para cá. Mas não só.

Desde os seus primeiros números, o jornal abriu espaço para História e Memória, e mergulhou no nosso passado social, graças a vários jornalistas. Assim, o grupo Diário é uma boa fonte, passo inicial para pesquisas mais abrangentes.

No caso deste anúncio futurista, a sua publicação saiu na edição de 10 de janeiro de 1965.

Santos do dia

Pia batismal. Madeira policromada. Proveniente da primeira matriz de Santana de Parnaíba.

Peça faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Compreensão

Depoimento: Dalton Sala

Nesta seleção de imagens e objetos sacros existe um lado que é técnico, estético. Bem feito. Bonito. Bem policromado. Uma coisa que é sociológica, que oferece um dado social, um documento da sociedade paulista.

Daí eu afirmar que o Museu de Arte Sacra de São Paulo é importantíssimo na compreensão do nosso passado, o passado da Capitania de São Vicente.

- José de Anchieta

- Ricardo de Andria

- Diana

Reencontro

Normalistas de 1965 do Américo Brasiliense organizam-se para uma noite inesquecível: quinta-feira, dia 25. Contatos: Tokie Munekata, (11) 4365-3251; José Nicoletti, (11) 9-8423-8339; e Ruth da Costa Varjão, (11) 4425-4860.

Seguem as dez primeiras formadas de 1965, do 3º Normal A, por ordem alfabética:

- Angelina Telles de Menezes

- Aparecida Spadafora

- Célia Aparecida Nassala

- Celina Paes de Barros G. Dente

- Dalva de Souza

- Dinalva Erminia Mucci

- Dolores Giron Garcia

- Evelina Genofre Luppe

- Filomena Furtado Cavalcante

- Hilde

continua

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de junho de 1985 – ano 28, nº 5846

Manchete – Serra do Mar só não cai se chover pouco

Tempo – Onda de frio oscila entre 3ºC e 14ºC.

Grande ABC – Corredor ABD, agora batizado de anel viário metropolitano, terá suas obras reiniciadas em outubro, interligando Santo André, São Bernardo e Diadema.

São Bernardo – Prefeitura lança Plano de Informática Municipal. À frente do Conselho Municipal de Processamento de Dados, Mario Alonso, secretário de Planejamento.

Música

O violonista Robson Miguel lança, sábado próximo, dia 13, o seu 19º DVD, Viva Brasil no Castelo da Suíça, gravado no ano passado em três castelos suíços. No repertório, canções da MPB, composições próprias e homenagem póstuma ao seu parceiro, Paco de Lucia, e a Ayrton Senna. O lançamento será no castelo de Robson Miguel, em Ribeirão Pires: Rua do Castelo, 310, Quarta Divisão. Ingressos antecipados: R$ 45; no dia, R$ 70. Mais informações: www.robsonmiguel.com.br

Em 9 de junho de...

1915 – Iluminação pública precária em Paranapiacaba. Em todas as ruas há postes, mas sem lampiões.

Augusto Gomes Pinto, diretor-gerente da tecelagem Ipiranguinha, solicita ao diretor do Grupo Escolar de Santo André a lista das crianças que deixaram os estudos para trabalhar em sua fábrica.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A atividade das tropas italianas na região de Tolmino e do Isonzo’.

1955 – Encerrada a Semana Eucarística da Diocese de Santo André, preparatória ao 36º Congresso Eucarístico Internacional, marcado para o Rio de Janeiro:

Missa pelo padre Germando Wolff, vigário de Vila Humaitá.

Missa cantada pelo bispo diocesano, dom Jorge Marcos de Olivieira.

Procissão entre a Matriz de Santo André e a Catedral do Carmo, com a participação de autoridades civis e militares, padres, congregações religiosas, irmandades e associações de todas as paróquias dos cinco municípios.

Itinerário da procissão: ruas Dom Duarte, Senador Flaquer, Coronel Oliveira Lima, General Glicério, Brás Cubas e Praça do Carmo.

Hoje

- Dia Nacional de Anchieta, Apóstolo do Brasil

- Dia do Tenista

- Dia do Porteiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;