Cultura & Lazer Titulo
Dona Inah programa dois shows em Sto.André
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
19/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Porta-estandarte do samba tradicional, a veterana cantora Dona Inah se apresenta nesta quinta-feira, às 16h, na Lanchonete do Sesc Santo André. O evento, com entrada franca, integra a programação do projeto Morena que me Faz Sambar, série de shows comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Acompanhada pelo grupo Samba Novo, a intérprete, de 73 anos, divulga o repertório de seu segundo CD, Olha Quem Chega, em que reverencia a obra do compositor, instrumentista e arranjador paulistano Eduardo Gudin. No repertório da apresentação, não deve faltar a cadência bonita de composições como Verde, Maior é Deus e Veneno.

"Quando falei para o Gudin que iria fazer um disco com as músicas dele, ele pensou, a princípio, que eu estava brincando. Depois, ficou todo meloso", relembra a artista, com a característica simpatia.

Seleção - Dona Inah conta que enfrentou dificuldades durante o processo de seleção de 16 canções do homenageado, que já empreendeu parcerias com diversos medalhões da MPB, entre eles Paulinho da Viola, Hermínio Belo de Carvalho, Guinga e Paulo Vanzolini. "Tivemos de escolher entre 240 músicas que ele fez e foi ruim porque todas são bonitas e têm uma sensibilidade muito grande."

O álbum contou com as participações do cantor Osvaldinho da Cuíca, do grupo Quinteto em Branco e Preto, do trompetista Silvério Pontes, entre outros músicos renomados.

História - Nascida Ignês Francisco da Silva, em Araras, interior do Estado, Dona Inah começou sua carreira musical em Santo André, nos anos 1950. Ao lado do cantor Nelson Gonçalves, participou da inauguração da Rádio Clube de Santo André.

Entretanto, nos anos 1970, teve de abandonar o microfone, os pandeiros e tamborins para garantir sua sobrevivência. Nessa época, trabalhou como babá, doméstica e cozinheira.

A cantora ficou afastada dos palcos até 2002, quando atuou no musical Rainha Quelé, produzido em homenagem a Clementina de Jesus.

O espetáculo, que também contou com a participação das cantoras Marília Medalha e Fabiana Cozza, foi apenas o ponto de partida do retorno de Dona Inah aos holofotes, que incluiu até uma turnê internacional, com apresentações na França, na Espanha e no Marrocos, onde cantou para mais de 15 mil pessoas.

Apesar da trajetória pontuada por dificuldades, a cantora não revela qualquer traço de amargura, ceticismo ou indignação. Até o fato de ter enfrentado discriminações por ser negra não a abateu.

"Enfrentei preconceito quando era garota, mas, depois de moça não enfrentei mais porque levo na base da gozação. Na roda dos músicos não existe isso, mas sei que ainda tem em outros lugares."

Teatro municipal - No próximo dia 26, Dona Inah reencontra os fãs do Grande ABC no palco armado no Saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário, s/nº.Tel.: 4433-0605), a partir das 20h. A apresentação tem entrada franca e faz parte da programação do projeto Quartas Musicais.

Dona Inah - Show. Nesta quinta-feira, às 16h. Na Lanchonete do Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;