Cultura & Lazer Titulo
Missa de 7º dia de Maria Rita é celebrada em SP
Do Diário do Grande ABC
26/12/1999 | 19:27
Compartilhar notícia


Foi celebrada neste domingo, na paróquia de Sao José, no Jardim Europa, em Sao Paulo, a missa de sétimo em favor da alma de Maria Rita, mulher do cantor Roberto Carlos, morta na última segunda-feira, vítima de câncer.

A celebraçao foi presidida por Dom Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro, que foi auxiliado pelo padre Marcelo Rossi, representante do Santuário do Terço Bizantino; pelo carioca Jorge Luís Neves Pereira da Silva, padre Jorjao, pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz; e pelo padre Antônio Maria, considerado orientador espiritual do casal Braga.

Cerca de 150 pessoas estavam presentes, entre elas o empresário Antônio Ermírio de Moraes, o cantor Roberto Leal e o ator César Filho.

Roberto Carlos sentou-se entre sua mae, Lady Laura, e os pais de Maria Rita, Luís César e Geramy. A mae de Maria Rita estava muito emocionada e chorou muito. A irma de Maria Rita, Maria Emir Brotto foi responsável pela segunda leitura na cerimônia, intitulada Carta de Sao Paulo aos Colossences, que se refere ao fortalecimento da família. O tema da celebraçao é uma homenagem à data deste domingo, na qual a comunidade católica comemora o Dia da Sagrada Família.

Dom Fernando disse que Maria Rita em vida acolheu Deus e que agora está na eternidade e, como Ele, ``ela está conosco, porque Ele está aqui e nos faz participar de sua vida. Quero desejar um feliz nascimento de Maria Rita para a vida eterna. Que Deus derrame sua graça e misericórdia sobre ela', declarou.

Maria Emir, irma de Maria Rita, pediu que os pais fossem poupados de perguntas. ``Por favor, respeitem o sofrimento de meus pais', solicitou. Após a comunhao, que Dom Fernando distribuiu a Lady Laura, Roberto Carlos e aos pais de Maria Rita, a missa foi finalizada com a Oraçao de Nossa Senhora, de autoria de Roberto e Erasmo Carlos.

O cantor, a mae, a filha e sua secretária particular, Carminha, saíram no mesmo carro pelos fundos da igreja. Roberto Carlos, aparentando tranqüilidade, agradeceu à imprensa. ``Obrigada a vocês por tudo', disse, em um tom de voz bastante baixo e esboçando um leve sorriso.

A missa contou ainda com a presença do cantor Roberto Leal, do empresário Antônio Ermírio de Morais e do apresentador César Filho, que foram levar sua solidariedade ao cantor. ``A pessoa que mais nos deu amor nesses anos todos, passa exatamente pela maior dor. Vim abraçá-lo e dizer a ele que a vida continua e temos uma missao. Acredito que ele sinta na mesma intensidade o amor e a dor, disse o empresário.

``Ele tem um espírito privilegiado. Evitei falar com ele e acho que ele está certo de cancelar seu especial. A dor nao se transfere. Ele quer estar com ele, é um momento único. Ele preferiu como gosta de fazer tudo 100% nao se dispor a fazer com 50%', disse Roberto Leal.

Próximo de Roberto Carlos, o padre Antônio Maria disse que a doença e morte de Maria Rita nao abalaram a fé do Rei. ``Até o aproximou e o uniu ainda mais a Deus. O Roberto encontrou Deus pelos dois caminhos: o do amor e o da dor.

Perguntado sobre a possibilidade de Roberto Carlos tornar-se um padre, Antônio Maria disse que a Igreja concede esse direito para quem queira e esteja preparado para ajudar o sacerdote nas cerimônias religiosas, distribuindo a comunhao, lendo a palavra de Deus. Para ele, a notícia é uma novidade, pois nao acredita que isso vá acontecer.

Antônio Maria disse que Roberto Carlos passou o Natal em família, mas nao soube dar mais detalhes, pois nao conversou com ele na época. ``As pessoas que convivem com ele disseram que ele está mais forte do que todo mundo.'

A frase que mais marcou o padre foi ``estou exercitando a fé', antes de Maria Rita falecer. Quando questionado sobre sua fé, Roberto Carlos sempre dizia que todos a possuem e ele estava apenas exercitando, porque Deus havia lhe dado essa oportunidade.

Sobre a escolha da igreja, o padre Antonio Maria disse que se deveu ao fato de o local ter sido palco do casamento de Segundinho e por ter estado com Maria Rita na igreja. ``A igreja está ligada à vida da família', disse.

O padre Jorjao, concelebrante da missa de Maria Rita, disse que está marcada para terça-feira, às 16 horas, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Urca, lugar no qual Maria Rita casou e sua paróquia, uma missa a ser celebrada por Antônio Morais, O padre Motinha, que os casou e outros.

Segundo ele, também a missa de comemoraçao da morte da primeira mulher de Roberto Carlos, Nice, foi transferida para o mesmo dia. Jorjao disse que ``Roberto Carlos provou que é um homem de fé, a força que está tendo vem de Deus. Ele está triste, mas com força e fé'. Apenas telefonou e cumprimentou o cantor e os filhos pela passagem de Natal.

O padre Marcelo Rossi, concelebrante da missa, prometeu que falaria após a missa e, depois, nao quis dar declaraçoes. ``Imagine a situaçao se fosse uma pessoa da família de vocês', lembrou. Mas aproveitou a oportunidade para desejar ``um ano 2000 abençoado'.

O apresentador e radialista César Filho também esteve na igreja. Vindo de Presidente Venceslau, no interior de Sao Paulo, onde passou o Natal, esteve em Sao Paulo para solidarizar-se com o amigo Segundinho. ``Conheço o Roberto há vários anos e muitos dos programas eu começava com suas músicas'. César Filho disse que falou com o amigo no último dia 21 para cumprimentar a família pelo Natal, mas nao se estendeu muito na conversa.

Segundo o empresário de Roberto Carlos, ele ainda nao informou quando deve voltar a se apresentar, mas nao pensa na hipótese de deixar de cantar.

Os shows do Metropolitan, no Rio de Janeiro, estao confirmados para o mês de março, e circula a notícia de que um novo CD deva ser lançado já no primeiro semestre do ano 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;