Internacional Titulo
América Latina deve ser afetada por seca
Do Diário do Grande ABC
19/10/1999 | 16:03
Compartilhar notícia


Vastas regioes da América Latina, desde a Argentina até o México, poderao ser afetadas por severas secas; as cidades de Nova York e Tóquio poderao sofrer inundaçoes, e a famosa Barreira de Arrecifes da Austrália ficará destruída, caso nao se aumentem os esforços para conter o fenômeno do aquecimento global, advertiu nesta terça-feira o Fundo Mundial da Natureza.

O grupo ambientalista instou os governos que se reunirao na próxima semana na Alemanha a cumprir as promessas anteriores de reduzir as emissoes de bióxido de carbono - um dos principais gases causadores do chamado " efeito estufa" - pondo em vigor severas políticas.

"A prova do aquecimento de nosso planeta nos últimos 200 anos é agora esmagadora", diz uma declaraçao do Fundo. "Sem medidas para controlar as emissoes, a temperatura terrestre no próximo século poderá aumentar até atingir um grau jamais vivido pela humanidade", alertou. "O custo desta mudança poderá ser tao grande que muitos ecossistemas e espécies silvestres nao serao capazes de se adaptar". O grupo considera que o urso panda chinês e o urso polar ártico correrao o risco de extinçao.

O Fundo encomendou à Unidade de Investigaçao Climática, da Universidade britânica de East Anglia, estudar a projeçao das mudanças climáticas nas próximas décadas.

O estudo antecipa que o nível do mar aumentará entre 2 e 10 centímetros por década. Isso ameaçaria com inundaçoes as cidades costeiras situadas ao nível do mar, como Nova Iorque, Boston, Baltimore e Miami, além de Tóquio e Osaka, no Japao.

Vastas regioes do Amazonas ficariam mais suscetíveis a incêndios florestais. As secas ameaçariam o meio oeste da Argentina, o sul do México e a América Central. O aumento da temperatura marítima até 2010 ameaçaria a existência da Barreira de Arrecifes australiana, segundo o estudo.

Os cientistas em geral concordam que as temperaturas vêm aumentando: 1998 foi o ano mais quente de que já se teve registro. Mas nao há consenso acerca das causas. "Apesar da contribuiçao precisa das atividades humanas para o aquecimento global, nao se pode afirmar com certeza. É evidente que o planeta nao se aqueceria tao rapidamente se os seres humanos nao tivessem lançado na atmosfera 6,8 bilhoes de toneladas de carvao por ano", diz o informe do Fundo.

Segundo um acordo fechado em Kioto, em 1997, as naçoes industrializadas combinaram em reduzir suas emissoes de bióxido de carbono em 5% entre 2008 e 2012.

Representantes de 150 países se reunirao no fim do mês em Bonn para estudar os modos de aplicar o acordo de Kioto antes de uma reuniao em novembro de 2000, na Holanda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;