Esportes Titulo
Parreira ameaça o time base do penta em 2004
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
Com AE
19/11/2003 | 23:36
Compartilhar notícia


Carlos Alberto Parreira promete repensar os esquemas tático e técnico da Seleção Brasileira para os jogos seguintes das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2006, que será disputada na Alemanha. E, com isso, o time base do pentacampeonato mundial, na Ásia, em 2002, corre o risco de ser desmantelado. O futuro substituto do pentacampeão Cafu é uma das definições a serem tomadas. A lateral-direita deve ficar entre Mancini ou Maurinho. São duas opções que Parreira tem pensado para o lugar de Belletti, que joga no Villarreal, um time pequeno, enquanto Maurinho, no Cruzeiro, e Mancini, na Roma, têm se sobressaído.

A saída de bola da defesa tem preocupado o comandante brasileiro. Um dos principais responsáveis por isso acontecer é o volante Émerson. A comissão técnica já percebeu que, com ele, há uma lentidão muito grande para fazer com que a bola transponha o meio-campo. O primeiro passo para a mudança foi a confirmação de Renato no time titular, com Gilberto Silva mais recuado.

A renovação do elenco para o próximo mundial é outro objetivo de Parreira à frente do futebol pentacampeão mundial. Diego, Robinho e Elano estão em seus planos. O treinador estará de olho no Pré-Olímpico, em contato permanente com Ricardo Gomes, alguém em que confia muito. Ele espera que Robinho e Diego respondam dentro de campo, consigam a classificação para as Olimpíadas, e só depois disso pensará neles como opções válidas para a Seleção principal. Por enquanto, Diego é uma longínqua opção, atrás de Kaká (Milan) e Alex (Cruzeiro), os primeiros reservas do meio-campo. Elano pode se firmar, mas não na lateral-direita, como chegou a ser especulado. Parreira o considera frágil fisicamente para a posição. Já a maior promessa do futebol brasileiro, o atacante Robinho, lutará por um lugar no ataque, por ter uma postura diferente dos que lá estão.

Outro que terá uma atenção especial é Kaká, que era uma espécie de mascote e agora se credencia para ser um novo titular. Brigará com Ronaldinho Gaúcho. Poderia ser pensado também em um meio-campo menos marcador, com Renato (ou Zé Roberto), Gilberto Silva e Kaká; Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho ao lado de Ronaldo no ataque. Essa é uma opção muito difícil de se realizar. Parreira gosta muito de Zé Roberto, que considera o jogador ideal para jogar em dupla com o titular absoluto Roberto Carlos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;