Internacional Titulo
Chirac oferece fórmula para sair da controvérsia nuclear com o Irã
Da AFP
19/09/2006 | 18:15
Compartilhar notícia


O presidente da França, Jacques Chirac, apresentou nesta terça-feira uma fórmula para sair da controvérsia sobre o programa nuclear do Irã, que mobiliza grande parte das atuais discussões na ONU, sem incluir sanções contra o governo de Teerã.

Para evitar uma confrontação entre os Estados Unidos e os demais membros permanentes do Conselho de Segurança, Chirac fez a proposta durante uma entrevista coletiva depois de seu discurso na Assembléia Geral da ONU. Chirac afirmou que "o diálogo deve prevalecer" sobre as sanções.

O projeto propõe que as seis potências -- cinco membros permanentes do Conselho, mais a Alemanha -- que estão discutindo com o Irã cheguem a um acordo sobre "uma agenda" para uma negociação ampla sobre as relações comerciais e diplomáticas entre o Ocidente e o governo iraniano, o que representaria o primeiro contato formal entre Teerã e Washington em 27 anos.

"No início das negociações, como um gesto de boa vontade, as seis potências concordariam em não pedir sanções no Conselho de Segurança", enquanto que "a parte iraniana diria que, durante o diálogo, suspenderá todas as suas atividades contenciosas", acrescentou, referindo-se ao enriquecimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;