Cultura & Lazer Titulo Cinema
Homenagem ao caipira

Mostra 'Mazzaropi - O Caipira do Século', começa amanhã,
no Sesc Santo André; programação segue até 28 de fevereiro

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
10/01/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


Entre diversas opções chamativas nas salas de cinema durante as férias, um simpático caipira busca seu espaço. As grandes produções de Hollywood que estão em cartaz nos multiplex do Grande ABC contam com enormes orçamentos e tecnologia de ponta, mas muitas dessas produções não possuem a mesma eficiência para a diversão dos que as confusões em que se mete o inesquecível Amacio Mazzaropi.

Com seus filmes capazes de entreter diferentes gerações, ele marcou época no cinema brasileiro. Parte de sua produção foi selecionada para a mostra especial 'Mazzaropi - O Caipira do Século', que abre amanhã, no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200). As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, às 20h, no Espaço de Eventos da unidade. A programação segue até 28 de fevereiro.

O evento promove de forma tardia - mas sempre bem-vinda - homenagem ao centenário do artista que seria comemorado em 13 de junho do passado.

A programação conta com alguns dos principais títulos de Mazzaropi no papel do icônico Jeca Tatu, além de trazer para as telas outras de suas criações. As obras escolhidas foram realizados entre as décadas de 1960 e 1970. Com trejeitos típicos do Interior, o personagem causa risos e reflexão ao se meter em diversas histórias. Os contos apresentam a vida simples e os pequenos sonhos e motivações do homem comum que vive no campo.


EM CARTAZ
Quem abre a programação esta noite é 'Zé do Periquito' (1960), no qual Mazzaropi trabalha como jardineiro em colégio e se apaixona por uma das alunas do local. Alguns rapazes inventam que a garota também está interessada nele, fazendo com que o protagonista se meta em confusões em busca de seu inesperado amor. Nomes como Hebe Camargo, Agnaldo Rayol e Cely Campello fazem parte do elenco.

O destaque talvez seja 'O Corintiano' (1966). Com direção de Milton Amaral, o ator interpreta Seu Manuel, barbeiro fanático pelo Corinthians que leva ao extremo a paixão pelo time - sem se esquecer do ódio pelo Palmeiras.

Para quem nunca conheceu sua obra, é boa oportunidade para aproveitar o verão e vê-lo nas telonas em programa tipicamente caipira.

Programação

Mazzaropi - O Caipira do Século


Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302.
Tel.: 4469-1200. Grátis.

Terças-feiras, às 20h.
Até 28 de fevereiro.

Hoje - 'Zé do Periquito' (1960)
Dia 17 - 'O Lamparina' (1964)
Dia 24 - 'O Puritano da Rua Augusta' (1965)
Dia 31 - 'O Corintiano' (1966)
Dia 7 - 'Betão Ronca Ferro' (1970)
Dia 14/2 - 'Jeca Contra o Capeta' (1975)
Dia 28/2 - 'Jecão... Um Fofoqueiro do Céu' (1977)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;