Cultura & Lazer Titulo
Alpharrabio aos 17 anos
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
17/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Alpharrabio Livraria e Editora (Rua Eduardo Monteiro, 151. Tel.: 4438-4358), em Santo André, comemora 17 anos este mês com uma agenda de debates, encontros e sessões de cinema. A programação abre hoje, às 18h30, com o lançamento do título Retratos Falhados (Escrituras, R$ 25, 120 págs.) da diretora do espaço, Dalila Teles Veras.

 O livro de poesias faz parte da coleção Ponte Velha, que publica no Brasil autores portugueses contemporâneos. "Mas costumo dizer que sou uma escritora brasileira que nasceu em Portugal", diz Dalila, natural da Ilha da Madeira e radicada em Santo André desde 1957. O livro contém a reunião de poemas em prosa, gênero que a escritora vinha revisitando desde 2003, um ano após a última publicação de seu trabalho À Janela dos Dias.

 Algumas das poesias foram publicadas em três livretos que a autora ainda não havia lançado comercialmente: Vestígios (2003), Solilóquios (2005) e Pecados (2006). O grupo de poemas inéditos dá nome ao livro. "Embora tenham sido publicados em diferentes épocas, os poemas do livro são retratos do cotidiano, de pessoas e da cidade como um todo", diz. Retratos Falhados foi lançado o ano passado no Ceará e tem distribuição nacional. No momento Dalila negocia o lançamento do título em Funchal, sua cidade natal.

 PROGRAMAÇÃO - O próximo lançamento editorial, no dia 28, é Sônia Guedes - Chá das Cinco, biografia da atriz andreense escrita pela jornalista Adélia Nicolete. O sociólogo José de Souza Martins, de São Caetano, também apresenta no dia 7 os livros Retratos do Silêncio (Edusp) e Sociologia da Fotografia e da Imagem (Contexto), ambos de 2008.

 Outros lançamentos programados até março são A Palavra de Hermilo (19 de março), de Juareiz Correya, Cultura e Literatura - Diálogos (21 de março), de Valmir de Souza. Em 14 de março é comemorado o Dia da Poesia e já a partir do dia 13 estão previstas atividades coordenadas pelos poetas Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza.

 Na quinta será lançado o documentário de curta-metragem Pau da Missa, de Alex Moletta. O cineclube apresenta, de Fritz Lang, Metrópolis (dia 25) e Sepulcro Indiano (25 de março), sempre às 14h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;